segunda-feira, 27 de setembro de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “A Inteligência Artificial no suporte à gestão de infraestruturas críticas do país, o caso da energia”

 


APDSI realiza meeton sobre a Inteligência Artificial no suporte à gestão de infraestruturas críticas do país, o caso da energia

Inscrições abertas

Lisboa, 27 de setembro de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “A Inteligência Artificial no suporte à gestão de infraestruturas críticas do país, o caso da energia”, no dia 07 de outubro (quinta-feira), às 17:30 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-infraestruturascriticas-energia

 


Estamos no amanhecer da exploração dos dados com a IA – Inteligência Artificial que se apresenta como um paradigma central na transformação destes dados em ganhos operacionais.

Mas como se manifesta esta inteligência, chamada de artificial por oposição à inteligência biológica no reino animal? Onde se aplica? É criativa? Em que medida é que é útil?

Neste MeetOn vamos mostrar exemplos de aplicações de IA nos serviços de utilidade pública de produção e distribuição de energia, com particular foco na eletricidade. Através da análise das razões subjacentes à utilização da IA e dos ganhos operacionais resultantes da adoção deste paradigma, pretende-se uma discussão que contribua para esclarecer o papel que a IA tem enquanto transformadora da sociedade da informação e do conhecimento e mais especificamente no suporte à gestão de infraestruturas críticas do país.

A APDSI já tem uma longa tradição nesta área, nomeadamente através da Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, do Grupo de Missão “Ética Digital” como a Apresentação Pública do Manifesto “Um compromisso nacional para uma transformação digital centrada no ser humano”, do Livro do Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da informação” intitulado No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial? e trabalho do respetivo grupo.

Neste MeetOn, a APDSI contará com as participações de António Sarmento, Presidente da Direção da WavEC Offshore Renewables, de Filipe Lucas, Diretor de Arquiteturas da EDP, de Nuno Pinho da Silva, Senior Researcher da R&D Nester - Centro de Investigação em Energia REN - State Grid, de Luísa Matos, Co-founder, Chief Innovation Officer & Chief Operations Officer da CleanWatts, e um responsável da GALP Energia (a confirmar). A coordenação da sessão estará a cargo de Miguel Brito Campos, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 27 de setembro de 2021.

Sem comentários: