quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O papel da Cibersegurança no contexto da Sociedade da Informação | APDSI divulga Mês Europeu de Cibergurança

O papel da CIBERSEGURANÇA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

APDSI divulga Curso Geral de Cibersegurança em pleno Mês Europeu da Cibersegurança


Lisboa, 21 de outubro de 2021 – A APDSI, no âmbito da sua área de intervenção de Segurança e Privacidade salienta a importância do Curso Geral de Cibersegurança promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), cujas 17.ª e 18.ª edições terão lugar, respetivamente, nos próximos dias 26 e 27 de outubro, destinada a parceiros do CNCS e nos dias 14 e 15 de dezembro, ao público em geral.

Este curso visa contribuir para a sensibilização, instrução e literacia nas diversas questões que caracterizam, modelam, influenciam e contribuem para todo o enquadramento e divulgação da informação em torno da Cibersegurança e do Ciberespaço. Pretende-se, com o mesmo estimular os formandos em torno das questões relacionadas com a temática da Cibersegurança, suscitando nos mesmos um espírito colaborativo e participativo, tendo em conta a sua significativa relevância e atualidade, com a finalidade de dar a conhecer e explorar, no seio das diversas temáticas relativas à Cibersegurança, as suas várias dimensões de atividade.

Fruto dos avanços progressivos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas últimas décadas e do seu uso progressivamente mais  global, por parte dos cidadãos, nos seus diversos contextos (social, económico e político), emergiu a designada Sociedade da Informação, onde o uso, a criação, a distribuição, a manipulação e a integração da informação se concretiza como uma atividade notável, promovendo, assim, a inovação tecnológica, tornando os processos de comunicação mais eficientes e desenvolvendo uma nova  dinâmica organizacional.

Neste sentido, a APDSI, considera fundamental promover e estimular nos cidadãos, assim como nas empresas e também no Estado uma cultura digital de segurança, em que a Cibersegurança prima como condição necessária à boa e adequada utilização das TIC, nos seus mais diversos domínios e abrangência de atividades. A Cibersegurança exige, portanto, a implementação de um conjunto de práticas e processos, no sentido de criar e manter uma sociedade digital segura, constituindo-se como o conjunto de práticas, procedimentos e tecnologias que têm em vista a segurança digital, combatendo práticas ilícitas em meio digital/online.

Em pleno Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM), comemorado no mês de outubro, uma iniciativa organizada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e pela Comissão Europeia, apoiada pelos Estados-Membros da União Europeia (UE) e centenas de parceiros (entidades públicas e privadas), que promovem ações de sensibilização, visando contribuir para a utilização do ciberespaço de forma segura contam com centenas de eventos e atividades distribuídos entre os 27 Estados-Membros da UE, tais como: conferências, workshops e campanhas online. Desde o primeiro evento em 2012, tem vindo a atingir as suas principais prioridades, reunindo entidades de toda a Europa, sob o lema "Cibersegurança é uma Responsabilidade Partilhada”.

A APDSI, velando por uma Sociedade da Informação, participativa, inclusiva e segura, reforça o papel da 9.ª Edição do Mês Europeu de Cibersegurança, sob o mote: “Think Before U Click”, cujos temas de campanha serão - Primeiros Socorros e Esteja ciberseguro em casa.

Os objetivos fundamentais da campanha de 2021 são, por um lado, garantir que os utilizadores e organizações estejam bem informados sobre os potenciais riscos de Cibersegurança e, por outro, assegurar que se mantenham seguros online, permitindo que se desenvolva uma compreensão básica dos diferentes tipos de questões de segurança e privacidade online. O seguimento destas práticas e procedimentos, por parte dos cidadãos, contribui decisivamente para a consolidação de uma sociedade digital segura, fortalecendo assim, uma cultura digital de segurança que prima não apenas pela segurança dos mesmos nos mais diversos aspetos da sua vida pessoal, social/coletiva e profissional, como também pela sua privacidade, no que respeita à utilização dos seus dados pessoais.

Para fevereiro de 2022, a APDSI está a planear iniciativas conjuntas com o CNCS para fortalecer e incentivar a difusão de todo o contexto público e privado de boas práticas de Cibersegurança.


Sem comentários: