sexta-feira, 19 de novembro de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre "O Futuro da Mobilidade"

 

APDSI realiza meeton sobre o futuro da mobilidade

Inscrições abertas

Lisboa, 19 de novembro de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “O Futuro da Mobilidade”, no dia 25 de novembro (quinta-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-mobilidade


São múltiplos os desafios e as oportunidades que se colocam à mobilidade no futuro. De um lado, os fatores demográficos, com a expectativa de que as populações urbanas continuem a crescer, aumentando a pressão sobre as já muito congestionadas e em muitos casos desatualizadas redes de transportes atuais, pressão essa que será reforçada pela dinâmica económica esperada para o período pós-pandemia.

De outro, a evolução das preferências e das expectativas dos cidadãos. Maior conveniência - por exemplo, permitindo que o tempo despendido em deslocações seja produtivo -, maior rapidez e mais opções, num contexto de uma mobilidade sustentável e integrada, articulando diferentes modos de transporte de uma forma transparente para os utilizadores, e assente em novos paradigmas, de que são exemplo os modelos de mobilidade partilhada e o Mobility-as-a-Service. Sem descurar o impacto das novas formas de trabalho impostas pela pandemia, mas com efeitos provavelmente duradouros.

Noutra perspetiva, as evoluções tecnológicas em curso abrem novos horizontes à mobilidade. Desde logo, o advento dos veículos conectados, seja entre si, seja com as infraestruturas, sejam ainda com os outros utilizadores das vias públicas. Depois, os veículos autónomos, com potencial para provocar uma verdadeira revolução no conceito de mobilidade. Tudo suportado por novas tecnologias como o 5G, a internet das coisas, o big data e o machine learning e inteligência artificial, neste caso aplicados, entre outros propósitos, ao tratamento dinâmico de imagem.

A APDSI pretende reunir um painel de especialistas em mobilidade e nas diferentes tecnologias aplicáveis, procurando debater como os novos modelos e a aplicação inovadora dessas tecnologias vão contribuir para a melhoria significativa de indicadores como a fluidez e segurança das deslocações e a redução das emissões, traçando os caminhos para uma mobilidade sustentável e menos onerosa e catalisadora de um melhor aproveitamento do tempo despendido.

Neste MeetOn, a APDSI contará com as participações do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (a confirmar), de Faustino Gomes, Presidente dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, de João Oliveira, Administrador da Via Verde Serviços, de Eduardo Borges Pires, Diretor do Gabinete de Estudos e Inovação das Infraestruturas de Portugal e de Shamil IndrakumarVisa Acceptance & Merchant Lead para Portugal. A coordenação da sessão estará a cargo de Frederico Vaz, Chief Technology Officer da A-to-Be.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 19 de novembro de 2021. 



   

 

Sem comentários: