quarta-feira, 6 de abril de 2022

APDSI divulga Livro de Realizações do ano de 2021

 APDSI divulga Livro de Realizações do ano de 2021

Com prefácio de José Dias Coelho, sócio número 1 da APDSI, a APDSI compilou os resultados de todas as iniciativas realizadas ao longo do ano de 2021, um ano atípico e de reinvenção para a APDSI.

Na sequência do contexto exigente verificado em 2020, a APDSI reconheceu em 2021 um ano de inúmeros novos desafios e oportunidades, não só face à pandemia do novo coronavírus, como também devido aos inevitáveis avanços na sociedade como um todo.

Neste contexto, a APDSI deu continuidade à sua missão, constituindo uma plataforma de debate agregadora, realizando projetos, estudos e pareceres técnicos, criando espaços de debate e colaboração entre os seus associados, organizações públicas, privadas, do setor social e especialistas nas mais diversas áreas das TIC.

No dia 29 de junho, decorreu na sede da APDSI a Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral, sessão liderada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Dias Coelho, em que foi reeleita a atual Direção e restantes corpos sociais para o triénio 2021-2024, sem votos contra. De sublinhar que, pela primeira vez, as votações se realizaram através de voto eletrónico.

No âmbito da sua atividade na Sociedade Civil, a Associação enviou Contributos ao Plano de Recuperação e Resiliência; emitiu as Recomendações “É urgente regular a transferência de dados pessoais entre a Europa e os EUA” e sobre a “Proposta de Lei dos Serviços Digitais”.

Ainda em 2021, a APDSI assinou, enquanto entidade integrante da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital (CPED), o Memorando de Cooperação para a Reimplementação da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, comprometendo-se a cooperar na Estratégia Nacional e na elaboração do Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2021—2026.

A APDSI organizou diversos eventos, como:

  • MeetOns dedicados à maturidade no RGPD, Economia Circular, Voto Eletrónico, Fiscalidade na Economia Digital, Economia Circular dos dados, Inteligência Artificial no suporte às infraestruturas críticas do país (caso concreto da Energia) e ao futuro da mobilidade.
  • Apresentação Pública do Manifesto “Um compromisso nacional para uma transformação digital centrada no ser humano”, coordenado pelo Grupo de Missão “Ética Digital”, tendo o Manifesto reunido 217 signatários iniciais;
  • Workshop “Cadastro Predial – Que Futuro?”, inserido na Área Território Inteligente;
  • Workshop “O Futuro da Europa na Era Digital”, coordenado pelo Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação”;
  • 1.º ACT!ON sobre “Economia Circular” no âmbito da atividade do seu Grupo de Missão “CivicTech”;
  • MeetUp “Automação de Processos na Administração Pública”, o 1.º evento híbrido;
  • Ciclo #Regulação Digital, com a organização de 3 webinares sob os temas: “DMA e DSA - Como regular o digital”, “Serviços e Mercados Digitais – DSA e DMA II” e “Ato dos Serviços Digitais – DSA III”, no âmbito do Grupo de Missão “DSA, DMA e e-Privacy”;
  • 1.º TrainOn sobre “Ferramentas Facebook para Instituições do Setor Social;
  • Conferência Anual de Saúde sob o tema “Dados e Conhecimentos em Saúde: um sonho ou uma realidade?”.

A APDSI organizou ainda o Prémio Transformação Digital 2021, visando reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficiente e mais próximas do cidadão.

Celebrou-se em 2021 o vigésimo aniversário da APDSI, o que constituiu um marco e uma inspiração para toda a atividade do ano, estando a ser preparado um livro dedicado a celebrar estas duas décadas de atividade.

O ano de 2021 foi de grande exigência, à semelhança do ano anterior, mas contámos com a esperança e a confiança que os sócios institucionais e individuais, parceiros, patrocinadores, elementos que compõem os grupos de missão e demais convidados depositaram na APDSI para encarar cada dia com um alento renovado e a crença num futuro melhor e mais sólido. Continuámos a reinventarmo-nos a cada dia, e fomos bem-sucedidos no desiderato de ser diferentes, sem nunca perder a nossa essência.

Acesso ao Livro de Realizações em 2021.

Sem comentários: