quinta-feira, 30 de junho de 2022



OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2022

Já são conhecidos os quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 

 

Lisboa, 30 de junho de 2022 – Ontem, dia 29 de junho, foram apurados, na Prova de Seleção, os quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, na Indonésia, de 7 a 15 de agosto de 2022. No dia 25 de junho de 2022, Portugal conquistou quatro medalhas no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação.



Decorreu ontem, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Prova de Seleção das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2022). Desta prova, resultaram quatro alunos apurados: Tiago Marques, (Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia) Jorge Costa (Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa), Tomás Faria (Colégio Moderno, em Lisboa) e Tiago Sousa(Escola Secundária de São João do Estoril, em Cascais).

 

A prova decorreu das 13h00 às 18h00, em que os oito alunos apurados da Final Nacional das ONI 2022 foram desafiados a resolver quatro problemas. Terminada a prova, foram selecionados os quatro alunosque irão representar Portugal na Indonésia, de 7 a 15 de agosto de 2022, nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2022).

 

Esta é a segunda participação de Tiago Marques e de Tomás Faria nas Olimpíadas Internacionais de Informática, enquanto Jorge Costa e Tiago Sousa representam o país pela primeira vez.  A acompanhá-los, estará o Team Leader, o professor Pedro Ribeiro, e o Deputy Leader, Duarte Nóbrega, ex-concorrente das Olimpíadas Internacionais de Informática. 

 

No passado dia 25 de junho de 2022, os oito alunos finalistas da Final Nacional das ONI 2022 participaram no CIIC – Concurso Ibero-Americana de Informática e Computação. Neste concurso, Portugal conseguiu quatro medalhasuma de ouro, do aluno Tiago Marques, uma de prata, conquistada por Jorge Costa e duas de bronze, alcançada por Hugo Palhares e Tomás Faria.

 

No CIIC’2022, participaram 133 concorrentes de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, México, Perú, Portugal, República Dominicana e Venezuela. 

 

 



Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu grande agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação. 

 

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Senhor Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz. 

 

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data, da Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas atividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional. 

À FCA – Editora de Informática e à Porto Editora por presentearem anualmente os 30 alunos finalistas com os seus melhores títulos de informática e da literatura portuguesa. 

Links úteis: 

·       Olimpíadas Internacionais da Informática

·       Olimpíadas Internacionais da Informática 2022

·       Olimpíadas Nacionais da Informática 2022


Sem comentários: