quarta-feira, 15 de junho de 2022

SAVE THE DATE | APDSI realiza quinto webinar do Ciclo #RegulaçãoDigital



APDSI realiza webinar do Ciclo #RegulaçãoDigital PARA ABORDAR a Estrutura Transatlântica de Privacidade de Dados

Inscrições abertas

Lisboa, 15 de junho de 2022 – A APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “DSA, DMA, e-Privacy”, realiza o quinto webinar do Ciclo de Webinares sobre #RegulaçãoDigital sobre “Transatlantic Data Privacy Framework (TADPF) – Solução ou Problema adiado?”, no dia 30 de junho (quinta-feira), pelas 18:00 horas, na plataforma Zoom.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/regulacaodigital-tadpf-30062022


Em março de 2022 a Comissão Europeia e a Administração Americana anunciaram um novo acordo relativo às transferências de dados pessoais para os Estados Unidos da América, o Transatlantic Data Privacy Framework.

Do lado europeu, Ursula Von der Leyen enalteceu com entusiasmo as qualidades do acordo, que permitirá fluxos de dados com previsibilidade e confiança entre a UE e os EUA, salvaguardando a privacidade e as liberdades civis.

Por seu turno, o Presidente Biden referiu que o acordo irá melhorar o quadro do Privacy Shield e promover o crescimento e a inovação na Europa e nos Estados Unidos, bem como ajudar as empresas, tanto pequenas como grandes, a competir na economia digital.

Contrastando com este otimismo, Max Schrems considerou que o novo texto poderá “estar de volta ao Tribunal dentro de meses”, acrescentando ser “lamentável que a UE e os EUA não tenham utilizado esta situação para chegar a um acordo de "não espionagem", com garantias de base entre democracias que pensam da mesma maneira”.

Perante este cenário, impõe-se fazer um ponto da situação sobre o difícil tema das transferências internacionais de dados, em especial para os Estados Unidos da América. Neste quinto evento do Ciclo #RegulaçãoDigital, a APDSI contará com as participações de Graça Canto Moniz, Professora de Direito, Universidade Lusófona, Nova School of Law, de Sebastião Barros Vale, EU Policy Counsel no Future of Privacy Forum (FPF), e um representante da Meta. A coordenação e moderação da sessão estará a cargo de Luís Neto Galvão, coordenador do Grupo de Missão “DSA, DMA, e-Privacy” da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Sem comentários: