quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fórum da Acessibilidade Web 2014



A APDSI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., vão realizar, a 27 de novembro, o Fórum da Acessibilidade Web 2014. O encontro vai realizar-se entre as 14h30 e 17h30 na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O Fórum da Acessibilidade Web visa lançar um amplo debate sobre as necessidades de acessibilidade específicas que os cidadãos com alguma deficiência ou incapacidade têm e quais as ideias, medidas e projetos que estão a ser discutidos e implementados atualmente para colmatar a situação.

Por acessibilidade web entende-se a possibilidade de todos os cidadãos, independentemente das necessidades especiais que possam ou não ter, percecionarem, perceberem, navegarem e interagirem com a realidade online. 

De acordo com dados da Comissão Europeia, existem cerca de 50 milhões de cidadãos europeus com deficiências que necessitam de ter acesso a conteúdos web (UE 2010). Segundo fonte da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD 2010), um milhão desses potenciais utilizadores estão em Portugal o que inspira a APDSI e a FCT a colocarem o tema entre as prioridades dos responsáveis pelos sítios na web de empresas e instituições.

A acessibilidade web pode ser analisada em várias dimensões: ética no que respeita aos direitos à igualdade de acesso, social tendo em conta o envelhecimento da população mas também económica tendo por base o potencial económico de todas as pessoas envolvidas.

A participação na conferência é gratuita. As presenças estão sujeitas a inscrição prévia aqui e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares na sala.

Sem comentários: