quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Portugal conquista três medalhas no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência

Equipa portuguesa nas IOI, no Cazaquistão

De 26 de julho a  2 de agosto realizou-se em Almaty, no Cazaquistão, a 27.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), um evento que coloca à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de alunos do ensino secundário.

Desde 1991 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizadas anualmente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Gonçalo Paredes (11.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra), José Correia (12.º ano da Escola Secundária da Amadora), João Lago, (12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia) e Fábio Colaço (12.º ano do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa).

Segundo o professor Pedro Ribeiro, que acompanhou a comitiva nacional, «a participação dos alunos portugueses nas IOI decorreu de forma satisfatória, mas infelizmente não conseguimos nenhuma medalha». O aluno Gonçalo Paredes esteve na luta pelas medalhas até aos últimos momentos da prova, mas ficou a 3 pontos da medalha de bronze (numa escala de pontuação de 0 a 600). A classificação completa pode ser consultada aqui.

Como habitual, durante as IOI foi feita a entrega de prémios do CIIC, Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Além de Portugal, participaram nos CIIC Espanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México e Venezuela. Portugal obteve uma medalha de prata (Gonçalo Paredes, que ficou perto do ouro) e duas de bronze (Fábio Colaço e João Lago). De referir que, de todos os países do CIIC, apenas o Brasil conseguiu medalhas (dois bronzes) nas IOI.

Em 2016 teremos nova edição das ONI, em várias fases, culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas IOI'2016. Segundo os responsáveis, o professor Pedro Ribeiro e o deputy leader Miguel Ferreira, a organização portuguesa vai procurar estar melhor preparada em 2016 para voltar a lutar por medalhas nas próximas IOI que se vão realizar em Cazã, na Rússia.

Sem comentários: