terça-feira, 8 de setembro de 2015

Seminário anual Coastwatch do GEOTA realiza-se esta semana


O GEOTA vai realizar o seminário anual Coastwatch, intitulado "25 anos do Projecto Coastwatch  - perspetivando a educação ambiental sobre o litoral". O evento vai realizar-se nos dias 10 e 11 de setembro na sala "O Século", do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia na Rua do Século, n.º 63, em Lisboa.

O GEOTA é uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos e coordena, a nível nacional, o projeto Coastwatch, através do qual desenvolve, todos os anos, campanhas anuais de monitorização das condições ambientais e de ocupação dos 500 metros da faixa costeira, no continente e ilhas. Participam nessas campanhas anuais entre 2000 a 4000 pessoas, desde estudantes dos vários graus de ensino, professores, outras ONG, autoridades locais e áreas protegidas, numa estrutura organizada de coordenações regionais e locais. O GEOTA é uma associação PASC.

Todos os anos é, também, organizado um seminário de apresentação de dados e do relatório anual, com os coordenadores da campanha, aproveitando para fazer a formação de professores e para promover a participação de peritos em vários temas de interesse para o projeto, como a erosão costeira, ocupação e ordenamento do litoral, alterações climáticas e fenómenos climáticos extremos, biologia marinha, sistemas de informação geográfica e outros.

O Coastwatch é também um projeto internacional, participando regularmente nas campanhas de monitorização organizações de vários países litorais da Europa.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Entretanto, o GEOTA vai, também, promover uma ação de formação sobre "Liderança e Inteligência Emocional: dialética coração-razão".

O curso destina-se a dirigentes das associações de jovens inscritas e efetivas no RNAJ, ou seja, os formandos que poderão participar nos planos de formação apoiados pelo Programa FORMAR devem pertencer aos órgãos sociais de associações do RNAJ. Também poderão participar dirigentes do GEOTA.

As primeiras datas realizam-se a 12 e 19 de setembro. Há mais informação sobre a formação aqui.


Sem comentários: