sexta-feira, 2 de março de 2018

Atividades dos Grupos de Trabalho em fevereiro



Cidadania e defesa dos Direitos Humanos
Grupo "Civic Tech"

Este grupo recém-criado visa desenvolver tecnologia que promova a cidadania e a defesa dos Direitos Humanos. O primeiro objetivo é recolher dados que, de forma anónima, permitam sensibilizar para a escala de alguns tipos de violência. O foco são os casos de violência que, muitas vezes, não chegam às estatísticas oficiais porque as vítimas não apresentam queixa.

O grupo está a avaliar os prós e os contras de diferentes abordagens - uma mobile app, um website, ou um bot.

Grupo "Competências, Qualificação e Empregabilidade Digital"

O Grupo Competências, Qualificação e Empregabilidade Digital já formalizou uma Tomada de Posição sobre a iniciativa nacional Portugal INCoDe.2030 que se tornará pública em breve. O foco está, agora, no Plano de Ação para 2018 e na procura de massa critica e contraditório na diversidade de pensamentos e opiniões, sustentadas em dados concretos, sobre Competências, Qualificação e Empregabilidade, mantendo abrangência estrita ao plano do Digital.

Na próxima reunião, agendada para 21 de março, o grupo vai procurar posições comuns sobre a matéria.

Grupo "Democracia, Administração e Políticas Públicas" (GD@AP)

No âmbito do Grupo "Democracia, Administração e Políticas Públicas" (GD@AP), que reuniu a 21 de fevereiro, está a ser preparada uma tomada de posição sobre a a Estratégia TIC 2020, a partir de uma visão centrada nos cidadãos e nas empresas. Estão, igualmente, a ser inventariados os principais eventos de vida que irão servir de base à Macro-arquitetura dos
Dados e Processos da Administração Pública Portuguesa, desafiando as empresas do setor das TIC e a academia para se juntarem a este trabalho.

A próxima reunião do GD@AP será no dia 21 de março.


Grupo "Território e Urbanismo Inteligente" tem novo Coordenador

Foi convidado o Professor Rui Pedro Julião, da Universidade Nova de Lisboa, para coordenar o Grupo Território e Urbanismo Inteligente, que aceitou de imediato, trazendo para o grupo toda a sua experiência acumulada no âmbito do SINErGIC e no meio académico. O Prof Gabriel Pestana, da Universidade Aberta, irá assegurar a vice-coordenação. Para além das rondas pelo poder político e pelas instituições de referência na sequência da Tomada de Posição "Portugal é um só!" e do Roteiro para Ação que está em preparação, este grupo irá dedicar-se em breve a temas como as "smart e sensing cities", com o objetivo de fazer convergir iniciativas dispersas no âmbito destes novos desafios para o futuro das cidades.


Reflexão sobre os Grupos Permanentes da APDSI

A Direção da Associação iniciou um processo de renovação e dinamização dos vários grupos permanentes com o objetivo de atrair novos colaboradores centrados em tecnologias "quentes" que marcam o presente, dando ao mesmo tempo sequência às perspectivas do Grupo dos Futuros, com impacto em diversos setores como a Saúde, o Território, a Justiça, o Negócio Eletrónico, a Inclusão, Arte e Cultura, entre outros.

Inscreva-se nos Grupos de Trabalho da APDSI.

Sem comentários: