quinta-feira, 8 de março de 2018

Olimpíadas de Informática 2018


A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - http://olympiads.win.tue.nl/ioi/ são uma das seis Olimpíadas da Ciência. A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos.

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens - estudantes do ensino secundário - pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática. 

A 30ª Olimpíada - IOI 2018 - http://ioi2018.org/ realiza-se este ano em Tsukuba, na cidade de Ibaraki, no Japão, de 1 de setembro a 8 de setembro de 2018.

A equipa portuguesa que participará nas IOI é selecionada através de um concurso de informática nacional- as ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática - http://oni.dcc.fc.up.pt/2018, organizadas pela APDSI.

A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual os concorrentes, todos alunos do ensino secundário, resolvem três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.

Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realiza presencialmente, durante o mês de maio.

Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2018, no final da qual serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI.

Esta participação será patrocinada, como sucedeu nas edições anteriores, por entidades, instituições e empresas portuguesas de acordo com o regulamento internacional das IOI.

Sem comentários: