segunda-feira, 4 de maio de 2020

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2020 | A APDSI acompanha a Final Nacional da 32.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2020



Olimpíadas de Informática 2020

A APDSI acompanha a Final Nacional da 32.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2020


Já são conhecidos os 30 finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2020), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os 30 melhores concorrentes desta primeira fase vão participar na segunda fase do concurso – a prova final que é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, online, no dia 22 de maio. Pela situação que temos vindo a atravessar, nomeadamente a pandemia do COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde e do Governo, este ano a Final Nacional e a Prova de Seleção serão realizadas online e não presencialmente, contrariamente aos anos transatos.

Inscreveram-se cerca de 200 alunos nas Olimpíadas de Informática de 2020, muitos inscritos pela primeira vez e alguns veteranos e abrangendo desde o 6º ao 12º ano, de 53 escolas distribuídas geograficamente por todo o país.

Os finalistas de 2020 pertencem a vários distritos. De Viana do Castelo qualificaram-se 4 alunos, 2 de Braga, 2 de Santa Maria da Feira, 3 alunos de Coimbra, 16 alunos são de Lisboa e 1 aluno de cada um dos distritos de Viseu, Beja e Faro.
Ainda sobre os 30 finalistas que participarão na Prova Final Nacional a 22 de maio, 13 deles participaram também na final de 2019 (incluindo 11 dos primeiros 13 classificados), 5 alunos tinham participado no ano passado (mas não se qualificaram para a final), 12 alunos participaram pela primeira vez nas Olimpíadas de Informática e pelo menos 7 destes alunos também se qualificaram para a Final Nacional das Olimpíadas de Matemática.

Na qualificação efetiva, 77 alunos tiveram pelo menos uma submissão válida, sendo que 66 alunos obtiveram pontos em pelo menos um dos problemas.

De acordo com o critério enviado aos alunos no início da qualificação foram convidados para a final os 30 melhores classificados, que incluíam 20 alunos do 12º ano, 7 alunos do 10º e 11º anos e ainda 2 alunos do 9º ano e 1 aluno do 8º ano.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática.


Sem comentários: