segunda-feira, 31 de agosto de 2020

APDSI partilha artigo sobre o desenvolvimento do 5G nos sistemas de comunicações móveis

 


A APDSI partilha o artigo de Luís M. Correia, Professor de Comunicações Móveis no Instituto Superior Técnico (IST) sobre o desenvolvimento da 5ª Geração (5G) de sistemas de comunicações móveis, publicado a 28 de julho de 2020 no âmbito da sua atividade naquele Instituto.

O desenvolvimento da 5ª Geração (5G) de sistemas de comunicações móveis está em velocidade de cruzeiro, e embora alguns países europeus já tenham feito o seu lançamento comercial, é realista esperar que esse lançamento ocorra em Portugal em 2021. A questão principal centra-se no que irá mudar com esta nova geração.

Na opinião de Luís Correia, «muitos dos novos desenvolvimentos ocorrerão ao nível da rede, ou seja, não serão diretamente percetíveis pelos utilizadores, embora as suas consequências o sejam.  Por outras palavras, para que o utilizador tenha acesso a comunicações “mais evoluídas”, a maneira como a informação é processada e transportada tem que ser modificada, devido a limitações na atual 4ª Geração.  Essa evolução passa pela transmissão de dados com velocidade maior e atraso menor, e pela inclusão de dezenas de dispositivos na sua rede pessoal, entre outras.»

Luís M. Correia tem desenvolvido toda a sua carreira académica no IST (Instituto Superior Técnico), nomeadamente na área de Telecomunicações do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computadores (DEEC), pela Universidade de Lisboa como Professor e Investigador, e como associado a Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, como o Centro de Análise e Processamento de Sinais (CAPS), o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

A APDSI continua a acompanhar o desenvolvimento do 5G nos sistemas de comunicação móveis.

Consulte o artigo completo.

Sem comentários: