segunda-feira, 31 de agosto de 2020

 

Olimpíadas de Informática 2020

Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2020

 

 

Lisboa, 31 de agosto de 2020 – Depois dos extraordinários resultados da comitiva portuguesa nas edições de 2018 e de 2019 das Olimpíadas Internacionais da Informática (IOI), em que Portugal trouxe duas medalhas de prata, já são conhecidos os quatro alunos que irão participar na edição deste ano, que se realiza em setembro.


Os quatro alunos são:

Pedro Dias - 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

Rui Wang - 12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro)

Duarte Nóbrega - 12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)

Ricardo Antunes - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)

A seleção destes alunos fez-se através da participação na 32ª edição nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Dos quatro alunos qualificados, dois deles (Pedro Dias e Ricardo Antunes) já tinham participado nas IOI em 2019, e dois deles (Pedro Dias e Rui Wang) irão participar também nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) que se realizam logo a seguir às IOI.

Os sete primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática foram também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC). Este concurso, serve também como preparação para as Olimpíadas Internacionais, tem caráter internacional e, na edição de 2020 que decorrerá a 5 de setembro, participarão os melhores alunos de 12 países: Portugal, México, Argentina, Cuba, Chile, Brasil, El Salvador, Espanha, Colômbia, Bolívia, República Dominicana e Venezuela.

As Olimpíadas Internacionais de Informática decorrerão entre 13 e 19 de setembro de 2020.


Nota de imprensa de 31 de agosto de 2020.

Sem comentários: