quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Breaking the Plastic Wave: estudo aponta a Economia Circular como solução para lixo marinho

 


A APDSI partilha a informação fornecida pela Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (ADITEC) relativa a um dos estudos recentemente produzidos sobre plásticos nos oceanos: Breaking the Plastic Wave do Pew Charitable Trusts e a SYSTEMIQ publicado em 23 de julho de 2020. A Universidade de Oxford, Universidade de Leeds, Common Seas e a Fundação Ellen MacArthur foram parceiros neste estudo.

Vivemos momentos preocupantes com o recente e anunciado - Continente do plástico - uma verdadeira calamidade para a humanidade e para o planeta.

Segundo a ADITEC, estamos na presença de um cenário dantesco, que põe em causa a sustentabilidade e o futuro de todos nós. E, o mais preocupante é que não dispomos ainda de soluções tecnológicas imediatas, que nos possam ajudar a inverter os sinais de invariabilidade e descontrolo das nossas vidas e do quotidiano das diversas sociedades. As mudanças climáticas estão aí e avançam todos os dias sem que observemos o seu desejado reverse, por outro lado tarda a adoção e implementação de uma gestão inteligente dos resíduos produzidos em diferentes sectores e em múltiplos países.

O estudo aponta que é possível reverter o cenário atual. No entanto, para que isso aconteça, será preciso um esforço conjunto e políticas mais firmes no combate à poluição plástica, ao mesmo tempo que evitemos soluções equivocadas

O estudo afirma que a adoção da economia circular é a grande solução para o desperdício e a poluição causada pelo plástico. Esta visão é compartilhada por mais de 850 organizações signatárias do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico e da rede do Pacto do Plástico.

Consulte o estudo completo Breaking the Plastic Wave AQUI.

Sem comentários: