quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CONCLUSÕES | MeetOn “Soberania Digital: O futuro da Inovação, da produção, da regulação e da inclusão na Europa”


A área de Futuros da Sociedade da Informação na APDSI dinamizou e promoveu o MeetOn “Soberania Digital: O futuro da Inovação, da produção, da regulação e da inclusão na Europa em 01 de outubro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

A recente crise pandémica e financeira global traz consigo efeitos como a redução da atividade económica e, consequentemente, do consumo de Energia. Esta pode ser uma importante oportunidade para reorganizar o sistema energético em bases mais sólidas, tecnológicas e sustentáveis: a eficiência, a maior participação das fontes renováveis e a descentralização da produção de Energia, podem ter aqui uma oportunidade de ouro para se consolidarem.

Este encontro online juntou os testemunhos de Matthias Bauer, economista senior da ECIPE da União Europeia, de Maria Manuel Leitão Marques, deputada do Parlamento Europeu, vice presidente do Comité do Mercado Interno e dos direitos do Consumidor e Membro do comité especial da Inteligência Artificial e da Era Digital e de José Legatheaux Martins, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e Presidente da Direção do Capítulo Português da Internet Society (ISOC-PT). A moderação esteve a cargo de Luís Vidigal, do Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” da APDSI.

Esta nova modalidade digital de evento permite à APDSI dar continuidade à sua missão de promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, servindo como plataforma agregadora, de proximidade e de contacto entre os seus diversos stakeholders.

Os MeetOn são eventos curtos, informais e direcionados para uma temática específica – à semelhança dos MeetUp – mas com participação a distância, através de uma plataforma de videoconferência.

Sem comentários: