segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

16.º Fórum da Arrábida da APDSI (2017) | "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - E Daqui a 20 Anos?"



A APDSI realizou, no dia 20 de outubro de 2017, o 16.º Fórum da Arrábida subordinado ao tema "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - E Daqui a 20 Anos?".

O Fórum da Arrábida, na sua edição de 2017, vem na continuidade dos encontros anuais realizados desde 2002 e teve como objetivo reunir um conjunto de personalidades que, em conjunto e sob diferentes perspetivas, refletiram e exploraram novas ideias e entendimentos sobre o que será o futuro da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal. Estamos num mundo cada vez mais complexo e incerto que nos coloca constantes desafios individuais e coletivos.

Estaremos daqui a 20 anos no limiar da SuperInteligência e do Transhumanismo? A APDSI, como associação ativa da Sociedade Civil, pretendeu com este fórum dar o seu singelo contributo para que o advento da SI seja uma grande oportunidade para Portugal e para os portugueses.

A parte da manhã foi dedicada à introdução dos temas em discussão, com o contributo do Prof. Ernesto Costa, da Universidade de Coimbra, como keynote speaker.

O papel da Sociedade da Informação num futuro a 20 anos e os desafios que a ela se colocam, foram as questões que serviram de apoio aos três debates paralelos que, como habitualmente, decorreram na tarde de sexta-feira no Convento da Arrábida.

Grupo de Reflexão I - E daqui a 20 Anos? A extensão da esperança de vida humana;

Grupo de Reflexão II - E daqui a 20 Anos? Robots Inteligentes; Futuro do Trabalho; Economia; Era do Pós- Emprego; Competências, Qualificações e Educação; Economia - O que mudará?

Grupo de Reflexão III - O Papel do Estado - nova geração de direitos; Que espaço para as políticas públicas? O fim da privacidade; O futuro do direito.


Sem comentários: