sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Procuram-se parceiros e voluntários para plataforma de combate à violência de género




GRAV é o nome de uma plataforma para monitorização, sensibilização e combate à violência de género. Começou a ser pensada em janeiro de 2018 por um pequeno grupo de voluntários, está em fase beta e precisa agora de ajuda para a reta final do seu desenvolvimento.



O GRAV está a ser desenvolvido pelo grupo CivicTech da APDSI, cidadãos voluntários que querem mostrar como as ferramentas digitais podem promover a participação cívica informada e a defesa dos Direitos Humanos. O grupo escolheu o tema da violência de género para o seu primeiro projeto e tem vindo a trabalhar num website que visa dar voz às vítimas e complementar os dados oficiais.



O GRAV foi pensado para:

  • reunir histórias de vítimas nas suas palavras e de forma anónima;
  • encorajar a denúncia oficial;
  • sensibilizar a sociedade para as várias dimensões do problema;
  • dar eco a iniciativas e ações relacionadas com a temática da violência de género.
Com muitos avanços e recuos, momentos de pausa e outros de energia redobrada, os cerca de 10 elementos do grupo têm contribuído o seu tempo, as suas diferentes experiências, competências e sensibilidades para trazer o GRAV até ao ponto que hoje se pode ver.


Desde que iniciou o seu trabalho, o GRAV tem vindo a amadurecer, encontrando a sua razão de ser num espaço que o grupo acredita não estar a ser preenchido por qualquer outro projeto ou entidade.  Até o seu nome foi mudando, refletindo a forma como o projeto foi evoluindo: Grande Rede Anti-Violência, Mapa de Violência de Género, Observatório de Violência de Género em Portugal, e agora Plataforma de Combate à Violência de Género.



Os contactos informais com algumas entidades que atuam na área da violência de género mostram que o projeto está no caminho certo. Contudo, o grupo sente a necessidade de envolver outras pessoas e entidades que complementem o seu conhecimento e as suas perspetivas.



Do ponto de vista técnico, o grupo precisa de ajuda com trabalho de desenvolvimento no Wordpress, design e desenvolvimento de frontend, e preparação dos dados para que possam ser disponibilizados em formato aberto.



Precisa também de entidades que se revejam nos objetivos propostos e que queiram contribuir com o seu conhecimento para que o GRAV possa ser o mais abrangente e agregador possível.



Se tiver interesse em ajudar a lançar esta plataforma de combate à violência de género em Portugal, entre em contacto connosco através do email secretariado@apdsi.pt.



O grupo trabalha inteiramente à distância pelo que a localização geográfica dos seus membros não é um problema.


A situação da violência de género é GRAV: tu podes ajudar.

Sem comentários: