quarta-feira, 25 de março de 2020

A APDSI marca presença no Fórum Permanente para as Competências Digitais



A APDSI esteve presente na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais do programa INCoDe.2030, que decorreu no dia 3 de março, na Alfândega do Porto, com o Professor Doutor Luís Borges Gouveia em representação da Direção da APDSI, acompanhado pelo Dr. Luís Vidigal, um dos sócios fundadores da APDSI e pelo Eng.º Etelberto Costa, coordenador do Grupo de Missão Competências, Qualificação e Empregabilidade.
O Fórum contou com várias intervenções de membros do governo, como o Primeiro Ministro António Costa, o Ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a quem coube o encerramento da conferência.  O Governo aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento do Plano de Ação para a Transição Digital.
Um dos destaques do evento foi a assinatura do acordo do programa nacional UPskill, uma iniciativa que vai reconverter 3.000 trabalhadores em profissionais da área de Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), através de formação. Um programa apoiado pelo executivo, que promoverá a integração numa empresa através de um salário mínimo de 1.200 euros.  
Apresentado ainda em 2017 o, o Programa INCoDe.2030 teve início em 2018 e, com dois anos no terreno, juntou os vários intervenientes nos cinco eixos de atuação e nos vários domínios deste consórcio. 
Foram também anunciados no decorrer da conferência: (i) plano de ação para o digital no sistema educativo;(ii) mais e melhor qualificação; (iii) capacitação de pequenas e médias empresas, com prioridade às do interior do País; (iv) competências básicas para todos/as, privilegiando seniores e desempregados em risco de exclusão.

Desde 2018 que a APDSI reitera que a Iniciativa INCoDe.2030 é fundamental e crítica no seu propósito de posionar Portugal no topo dos países europeus em competências digitais, assumindo-se, por isso, um parceiro no desenvolvimento e promoção das diferentes iniciativas.


Sem comentários: