sexta-feira, 27 de março de 2020

APDSI marcou presença na Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital



O Portugal Digital é um plano de ação desenhado para ser o motor de transformação do País através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado. Tem como propósito acelerar Portugal, sem deixar ninguém para trás, projetando o País no mundo.
As medidas foram apresentadas na Fundação Champalimaud, depois após a aprovação em Conselho de Ministros, e o evento contou com o Senhor Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e com o Senhor Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.
O objetivo do projeto é "responder a um dos maiores desafios da sociedade portuguesa naquilo que é a sua transição digital: o défice de profissionais qualificados neste setor". Quem o explica é André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, num vídeo publicado no canal de YouTube do Governo, que garante um salário de 1.200€, “acima da média de mercado”.
Salienta como três pilares sendo o primeiro, a capacitação e inclusão digital das pessoas, através da educação digital, requalificação e formação profissional e inclusão e literacia digital. Foi lembrado que 23% da população nunca utilizou a Internet, valor muito acima da média europeia que está nos 11% e o plano procura inverter os números.  O segundo pilar é a transformação digital do tecido empresarial, e para tal um foco no empreendedorismo e atração de investimento; o tecido empresarial com foco nas PMEs; e a transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia. O terceiro pilar é a digitalização do Estado, através dos serviços públicos digitais, a administração central ágil e aberta e por fim, a administração regional e local conectada e aberta. Resumindo, pessoas, empresas e Estado como os pilares do Plano de Ação.

Sem comentários: