terça-feira, 23 de março de 2021

APDSI divulga Webinar “Big Data Analytics nos Cuidados de Saúde” da redeSAÚDE

 


A APDSI divulga o 3.º Webinar sobre “Big Data Analytics nos Cuidados de Saúde - onde estamos e para onde vamos” da redeSAÚDE, inserida no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa (ULisboa), no próximo dia 22 de abril, às 18:00 horas.

O evento será moderado por Maria Helena Monteiro, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas  da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Coordenadora da Rede Saúde, coordenadora do eixo Sistema de Saúde e Transição Digital da referida Rede e Presidente da Direção da APDSI.

Por Big Data Analytics entendem-se soluções digitais baseadas em tecnologias que permitem capturar, validar, transformar e armazenar dados de várias origens e de elevados volumes, por diferentes meios, bem como tirar partido de processadores de algoritmos de elevada complexidade, no tratamento dos dados, gerando informação e resultados em tempo real, algo impensável há uns anos. 

Nos últimos tempos, a Europa e a OCDE têm vindo a dar visibilidade ao poder das tecnologias digitais na transformação da economia e da sociedade, estando os dados na origem e no centro destas mudanças. A medicina personalizada, a mobilidade e a governance dos sistemas de saúde têm perspetivadas inovações orientadas a dados.

Para responder à questão de como agir para acelerar a adoção e a implementação destas soluções, tentaremos responder às seguintes perguntas:

  1. Qual a importância reconhecida ao Big Data para a Gestão da Saúde e dos Sistemas de Saúde?
  2. A adoção das soluções de Big Data na Saúde depende principalmente de Políticas Públicas, desenhadas para um melhor desempenho do setor, ou apenas das estratégias de cada entidade (pública ou privada)?
  3. Quais os principais fatores que influenciam a adoção das soluções de Big Data no setor da Saúde?

O webinar proporcionará um debate sobre estas questões e, para tal, são, desde já, nossos convidados (por ordem das respetivas intervenções):

  • Luis Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
  • Luís Antunes, Data Protection Officer na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Francisco Rocha Gonçalves, Economista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
  • Paulo Sousa, CEO da Maxdata, PhD em Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Presidente do INESC, Researcher of INESC-ID e Member of the Board of CGD

Neste webinar, pretende-se juntar elementos da comunidade académica, parceiros estratégicos e peritos em torno deste tema estratégico e de atualidade para todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação na área da SAÚDE.

redeSAÚDE visa contribuir para o desenvolvimento da interface entre a Ciência e as Políticas Públicas, estimulando a ação colaborativa para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde e da participação em plataformas externas, nomeadamente no “Lisbon Living+” e “EIT Health”.

Inscreva-se aqui.

Poderá consultar o programa aqui.

Sem comentários: