terça-feira, 30 de março de 2021

APDSI divulga conclusões do Digital Day 2021: Os Estados-Membros da União Europeia comprometeram-se com as principais iniciativas digitais para a Década Digital da Europa


No dia 19 de março, realizou-se o Digital Day 2021 (“Dia Digital 2021”). Este evento, um dos mais emblemáticos da Presidência portuguesa na área digital, foi organizado conjuntamente pelo Comissário da União Europeia para o Mercado Interno, Thierry Breton e pela Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

Neste evento, foi dada particular atenção às seguintes Declarações Ministeriais:

  • “A Green and Digital Transformation of the EU” (Declaração sobre a Transição Verde e Digital da UE) que estabelece uma série de ações para mobilizar investimentos em tecnologias limpas e digitais, visando acelerar a ação climática, ajudar a criar empregos e crescimento e a permitir que a Europa saia da crise COVID-19 mais forte, mais ecológica e mais resiliente.
  • “European Data Gateways as a key element of the EU’s Digital Decade” (Declaração sobre Estratégia Europeia de Plataformas de Entrada de Dados) que pretende explorar o potencial da Europa para se tornar um hub de dados de classe mundial, focando-se na conectividade internacional através de cabos terrestres e submarinos, comunicações por satélite e outras infraestruturas de dados vitais.
  • “EU Startup Nations Standard” (Declaração sobre Padrões da UE para Nações “Startup”) que expressa a vontade política e o compromisso da UE de atuar no sentido de garantir que todas as startups e scaleups europeias beneficiem das melhores práticas que sustentam os ecossistemas de startups de maior sucesso da Europa e do mundo.

·

Da agenda do evento consta ainda uma Declaração adicional “Green Digital Coalition” dirigida à indústria e aos CEO de empresas, no sentido de se comprometerem com ações específicas para acelerar a transição do setor de TIC para uma economia descarbonizada, circular e sem poluição e, ao mesmo tempo, contribuírem para uma economia inovadora, sustentável e resiliente.

Links úteis:

Sem comentários: