segunda-feira, 22 de março de 2021

APDSI participou no Programa de workshops de cocriação de propostas coordenado pela Rede Nacional de Administração Aberta

 


No âmbito das atividades da OGP Portugal, está em curso o desenvolvimento do II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta (PANAA), através da cocriação de compromissos que visem reforçar a aplicação dos princípios da Administração Aberta e potenciar a relação entre o Estado e os cidadãos.

 

A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação organizou em conjunto com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, a PASC – Casa da Cidadania, a Transparência e Integridade e a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), um ciclo de workshops de Cocriação de Propostas para o II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta, coordenado pela Rede Nacional de Administração Aberta, na primeira quinzena de março.

 

O objetivo deste programa de workshops foi o de propor melhorias dos serviços públicos, mais eficazes e inclusivos, tentando-nos focar nas necessidades das pessoas mais vulneráveis, em situação de carência, imigrantes, minorias étnicas, portadores de deficiência, idosos, crianças, etc. O programa visou ainda ajudar a identificar oportunidades para colocar os direitos dos cidadãos no centro da conceção, prestação e avaliação de serviços, com foco particular na identificação e facilitação da participação de grupos marginalizados na sociedade, dando, desta forma, mais poder a estes cidadãos para influenciar o desenvolvimento de serviços públicos.

 

Colaborativamente, foram identificados os principais desafios que os cidadãos, Organizações da Sociedade Civil e empresas enfrentam na sua relação com o Estado e na sua experiência com os serviços públicos, assim como potenciais oportunidades para aplicar os princípios e valores da Administração Aberta na resolução dos problemas identificados.

Assente em 4 workshops temáticos, este programa visou a cocriação e o desenvolvimento de propostas de ideias para potenciais compromissos a inscrever no II PANAA. Pretendeu-se mobilizar cidadãos, Organizações da Sociedade Civil, empresas e potenciais parceiros executantes, desafiando-os a propor iniciativas que poderão ser executadas na implementação do próximo Plano de Ação Nacional.

·       Sessão/Workshop #1 - Serviços Públicos universais, acessíveis e inclusivos - 3 de março

o   Sala 1 - Eventos Sociais

o   Sala 2 - Eventos Escolares

o   Sala 3 - Eventos Económicos

o   Sala 4 - Documentos e Licenças

 

·       Sessão/Workshop #2 - Promoção da resiliência e sustentabilidade de empreendedores/as e empresas - 4 de março

o   Sala 1 - Capacitação das Empresas para a Transformação Digital

o   Sala 2 - Diálogo Estruturado entre o Estado e o tecido empresarial

o   Sala 3 - Novas formas de trabalho. O papel dos empresários e dos colaboradores

o   Sala 4 - Inovação e transição digital como fator de resiliência

 

·       Sessão/Workshop #3 - Transparência, boa gestão dos fundos públicos e combate à corrupção - 10 de março

o   Sala 1 - Transparência e formulação de Políticas Públicas

o   Sala 2 - Boa gestão dos fundos públicos: porquê, para quê e como?

o   Sala 3 - Conhecer os beneficiários últimos de empresas, fundos, propriedades e rendimentos: porquê, para quê e como?

o   Sala 4 - Literacia cidadã e proteção de denunciantes

 

·       Sessão/Workshop #4 - Dados abertos e acesso à informação - 11 de março

o   Sala 1 - Medição de impacto económico, social e das políticas públicas da abertura de dados

o   Sala 2 - O que é uma «Data Story» e como podem gerar benefícios?

o   Sala 3 - Literacia e ações pedagógicas para os Dados Abertos

o   Sala 4 - Como potenciar o uso de tecnologias emergentes e em tempo-real num contexto de Dados Abertos?

Sem comentários: