quinta-feira, 11 de março de 2021

APDSI organizou Apresentação Pública do Manifesto "Um compromisso nacional para uma transformação digital centrada no ser humano"

 


APDSI ORGANIZOU APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO MANIFESTO “UM COMPROMISSO NACIONAL PARA UMA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL CENTRADA NO SER HUMANO”

O Manifesto reúne 217 Signatários Iniciais

 

Lisboa, 11 de março de 2021 – A APDSI, no âmbito da atividade do seu Grupo de Missão “Questões Éticas decorrentes da conceção e utilização de Tecnologias Digitais”, realizou um evento para apresentação pública do Manifesto “Um compromisso nacional para uma transformação digital centrada no ser humano, no dia 10 de março (quarta-feira), às 18:00 horas, no Zoom. 


O objetivo deste Manifesto é o de «criar condições para que a sociedade, no seu conjunto, partilhe uma visão humanista da tecnologia, que coloque o ser humano no centro das tomadas de decisão».

Desta forma, este Manifesto vem propor a constituição de uma Plataforma Nacional, que consubstancie, em várias linhas de ação, um compromisso dos profissionais, das organizações e dos seus dirigentes, numa visão ética e segura, no governo e operacionalização das tecnologias digitais.

Neste evento, a APDSI contou com as participações de Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência; de Luís Antunes, Data Protection Officer na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC - FCUP); de Vergílio Rocha, Coordenador do Grupo de Missão “Questões Éticas decorrentes da conceção e utilização de Tecnologias Digitais” da APDSI e de Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI. A moderação esteve a cargo de Nuno Guerra Santos, Vogal da Direção da APDSI.

O evento contou com 170 participações.

O Manifesto está disponível para consulta e pode ser signatário qualquer pessoa ou entidade que se reveja nos seus princípios e compromissos.

Pode ser consultado aqui:

https://apdsi.pt/produto/manifesto-um-compromisso-nacional-para-uma-transformacao-digital-centrada-no-ser-humano/

As assinaturas realizam-se através de resposta ao questionário criado para o efeito: https://pt.surveymonkey.com/r/manifesto-apdsi-compromisso-nacional-transformacaodigital

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

 

A APDSI integra na sua atividade o Grupo de Missão dedicado às “Questões éticas decorrentes da conceção e utilização de tecnologias digitais”, o qual constitui o embrião da presente iniciativa. A APDSI, coletivamente e através dos membros da sua Direção, apoia e subscreve o presente compromisso, manifestando-se disponível para, no âmbito da sua missão, colaborar nas fases subsequentes da sua operacionalização. 

Sem comentários: