quinta-feira, 22 de abril de 2021

APDSI divulga Livro de Realizações do ano de 2020

 


A APDSI divulga uma edição das Realizações do ano de 2020.

Com prefácio de Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a APDSI compilou os resultados de todas as iniciativas realizadas ao longo do ano de 2020, um ano atípico e de reinvenção para a APDSI.

A APDSI começou 2020 a trabalhar com os Grupos de Missão, com os primeiros quatro eventos a decorrerem de forma presencial, onde se incluíram o MeetUp “O Setor das TIC em Portugal”, a Conferência “Conflitos na Era da Inteligência Artificial”, com o apoio da AFCEA e que resultou “numa sala cheia”, tal como aconteceu em fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, com a Conferência “A Inteligência Artificial ao Serviço do Cidadão e das Empresas” com mais de 200 pessoas no público. Presencialmente ainda decorreu a 2.ª Sessão de Reflexão sobre “Os Desafios da Transposição da Diretiva de Direitos de Autor no Mercado Único Digital”. Em 2020 também se realizaram as Olimpíadas da Informática, num modelo totalmente online, com Portugal a ganhar pela 9.ª vez uma Medalha de Bronze.

A Conferência Anual da Saúde decorreu em 2020 também em formato online e foram discutidas as tecnologias emergentes no setor, sob o título “Tecnologias Emergentes: a Saúde do Futuro?”.

Perante a urgência e o sentimento de ambiguidade resultantes da atual pandemia, a APDSI reinventou-se, mostrando que a sua missão e objetivos permanecem atuais, bem como as suas causas.

Desta forma, a APDSI inaugurou um novo formato de evento, os MeetOn. Os MeetOn são eventos curtos, informais e direcionados para uma temática específica – à semelhança dos MeetUp – mas com participação a distância, através de uma plataforma de videoconferência (Zoom). Esta nova modalidade digital de evento permite à APDSI dar continuidade à sua missão de promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, servindo como plataforma agregadora, de proximidade e de contacto entre os seus diversos stakeholders.

Decorreram um total de 12 MeetOns sempre com mais de uma centena de participantes, mostrando uma capacidade da APDSI de estar junto dos seus associados e parceiros. Os encontros, via Zoom, foram dedicados à Democracia, seguindo-se a Justiça, Ética e Tecnologia, Educação, Economia, Telecomunicações 5G, Energia e Sustentabilidade, Soberania digital, ecossistemas digitais na Saúde, Competências e Qualificações TICE em Portugal, Ciência e Inovação.

Foi, ainda, concretizado um estudo sobre “Competências/Qualificações: Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE, visando o ajuste da oferta formativa”, desenvolvido no âmbito do projeto ÁGORA do TICE.PT cofinanciado pelo COMPETE2020, Portugal 2020 e União Europeia. Em 2020 a APDSI voltou a apostar no IRS Consig, para que os parceiros e associados tenham a possibilidade de consignarem parte do seu IRS à Instituição que selecionarem, no ano passado registou-se um trabalho mais intensivo, havendo agora um link diretamente no site da APDSI.

No âmbito da sua atividade na Sociedade Civil, a Associação foi ouvida pela 1.ª Comissão do Parlamento – Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias na pessoa do seu Presidente, Luís Marques Guedes, emitindo um Parecer sobre o Projeto de Lei n.º 473 /XIV/1.ª – Aprova a Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital, convidando os seus associados a participar através da resposta a um questionário; emitiu um alerta sobre o artigo 10.º da Proposta de Lei n.º 44/XIV/1.ª; elaborou uma Recomendação sobre o uso voluntário da app “Stay Away Covid”; um Parecer sobre a oferta de serviços de comunicação audiovisual a pedido da 12.ª Comissão do parlamento – Comunicação e Cultura; e ainda redigiu um contributo sobre o pacote legislativo europeu no âmbito do Digital Service Act e Digital Market Act.

A atividade da APDSI em 2020 granjeou à Associação um total de 336 associados individuais, 30 eventos (quatro presenciais), com dois estudos em desenvolvimento, 60 sócios coletivos, 1500 participantes nos eventos e mais de 45 mil visitas ao sítio da internet com 149 conteúdos publicados. Nas redes sociais há a assinalar 831 posts feitos. Para a Direção da APDSI, estes números comprovam um aumento de participação no online, porque a APDSI conseguiu produzir mais eventos, com menores custos e com mais gente a participar. Houve sempre uma adesão crescente aos MeetOns.

A APDSI agradece a todos os que, ao longo de mais um ano, nos ajudaram a cumprir a nossa missão. Foi um ano atípico e, por isso, especialmente exigente, mas no qual a esperança e confiança que patrocinadores, parceiros, sócios institucionais e individuais, elementos que compõem os grupos de missão e demais convidados depositaram na APDSI nos fizeram encarar cada dia com um alento renovado e a crença num futuro melhor e mais sólido. Tivemos de nos reinventar e fomos, assim, também diferentes, mas procurando nunca perder a nossa essência.

Consulte o Livro AQUI.

Sem comentários: