quinta-feira, 15 de abril de 2021

APDSI divulga plataforma AYR do CEiiA, distinguida pela Google

 


O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento) é uma das dez entidades internacionais selecionadas esta segunda-feira pela Google, sócia e patrocinadora global da APDSI, para integrar, nos próximos três meses, o programa Impact Challenge on Climate, que financia ideias disruptivas que usam tecnologias para acelerar um futuro mais verde.

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), que tem mais de três centenas de engenheiros, no seu centro de excelência situado em Matosinhos, a projetar, implementar e operar produtos e sistemas de última geração para as indústrias de mobilidade, automóvel, mar e aeroespacial, viu agora a Google reconhecer a excelência do AYR, o seu mais disruptivo projeto para ganhar o maior desafio da mobilidade - a descarbonização.

O centro de engenharia e desenvolvimento de produto português vai assim desenvolver a sua plataforma de sustentabilidade baseada em blockchain AYR, que recompensa comportamentos neutros em carbono na mobilidade. Os próximos dois anos serão dedicados à escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo.

O AYR é uma “plataforma baseada em blockchain que visa recompensar comportamentos sustentáveis em mobilidade”, segundo Pedro Gaspar. Uma plataforma de sustentabilidade que, em vez de fazer com que as pessoas e comunidades paguem pelas suas emissões de dióxido de carbono (CO2), recompensa-as por não o fazerem. Isto possibilita assim a criação de mercados locais voluntários de carbono nos quais os créditos verdes digitais circulam como “tokens verdes”, que podem ser trocados por outros serviços – além de as empresas poderem compensar localmente a sua pegada de carbono, contribuindo para acelerar a transição global para cidades neutras em carbono.

Rowan Barnett, Head da Google.org para as regiões Europa, Médio Oriente e África (EMEA) e APAC (Ásia-Pacífico), refere em comunicado que Recebemos uma quantidade impressionante de inscrições para o nosso Programa Impact Challenge on Climate Google.org, e nós e o júri de peritos ficamos convencidos com o conceito inovador do AYR, onde cidadãos, comunidades e empresas são recompensados por comportamentos de mobilidade sustentável”. “Isto estabelece a primeira pedra para a implementação de mercados locais voluntários de carbono. Estamos muito entusiasmados por apoiar o CEiiA para continuar a desenvolver a plataforma AYR e estamos entusiasmados para trabalhar com esta equipa”.

José Rui Felizardo, Presidente Executivo do CEiiA, realça que “esta seleção do Desafio de Impacto sobre o Clima do Google.org impulsionará a nossa plataforma AYR e dá-nos a possibilidade de trabalhar em estreita colaboração com vários parceiros em todo o mundo”.

O Impact Challenge on Climate da Google é um programa que financia ideias disruptivas que usem tecnologias para acelerar um futuro mais verde e resiliente, com as organizações selecionadas, como foi agora o CEiiA, a receberem financiamento e suporte da multinacional norte-americana para ajudar a dar vida às suas ideias.

O CEiiA é um dos maiores investidores em investigação e desenvolvimento em Portugal, trabalhando em colaboração estreia com a indústria e universidades em sectores de alta tecnologia – como o do automóvel e mobilidade –, a aeronáutica, o oceano e o espaço, e está sediado em Matosinhos.

Poderá consultar a entrevista de Pedro Gaspar, Diretor de Tecnologia do CEiiA, à TSF em: https://www.tsf.pt/programa/mundo-digital/emissao/google-distingue-ayr-do-ceiia-13567320.html

Para mais informações consulte o website do CEiiA.

Se quiser conhecer mais sobre a APDSI e os seus parceiros, aceda aqui.

Sem comentários: