terça-feira, 11 de maio de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “O Voto Eletrónico – Desafios e oportunidades”

 


APDSI realiza meeton sobre Os Desafios e oportunidades do Voto Eletrónico

Inscrições abertas

Lisboa, 11 de maio de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “O Voto Eletrónico – Desafios e oportunidades”, no dia 27 de maio (quinta-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-voto-eletronico

O voto eletrónico tem constituído uma causa particularmente relevante nos últimos anos, não apenas devido ao elevado índice de abstenção nas recentes eleições, mas também porque, depois da pandemia, houve uma consciência generalizada das vantagens do voto em mobilidade, especialmente por parte dos eleitores residentes no estrangeiro. No entanto, esta é uma área muito sensível que desperta ainda muitos receios. Em Portugal tem havido diversas experiências nesta área apoiadas por diferentes Governos. Quais os receios? O que já foi feito e como se valoriza as experiências já realizadas? Existe real interesse por parte dos cidadãos? Estas e outras questões irão ser abordadas neste MeetOn, que conta com oradores experientes nesta área e onde será apresentado o resultado de um questionário realizado em colaboração com o Instituto Piaget.

A APDSI já tem uma longa tradição nesta área, nomeadamente através do estudo sobre “O Desenvolvimento da Democracia Eletrónica em Portugal”, publicado em 2008 e a conferência / debate sobre “Voto Eletrónico para todos os Portugueses”, realizada em 20217 na Assembleia da República, para debater os desafios tecnológicos, sociais e políticos que decorrem da democracia eletrónica e, em particular, do voto eletrónico universal e em mobilidade.

Mais uma vez a APDSI, correspondendo à manifestação de interesse no seu Conselho Estratégico, vai realizar um MeetOn sobre o voto eletrónico, com vista a debater os desafios que se colocam ao aprofundamento da democracia participativa através do voto em mobilidade, nomeadamente no que se refere à desterritorialização, à anonimização, à confiança e à segurança do voto e dos eleitores.

Neste MeetOn, a APDSI contará com as participações (por ordem de intervenção) de Luís Moreira, Professor no Instituto Piaget, de Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI, de Luís Amaral, Professor Associado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, de Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, e de Pedro Filipe Soares, Presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. A coordenação da sessão estará a cargo de Miguel Brito Campos, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

Para colaborar no questionário aceda aqui.



Sem comentários: