quinta-feira, 6 de maio de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza Workshop "O Futuro da Europa na Era Digital"

 


APDSI realiza WORKSHOP sobre O FUTURO Da europa na era digital

Inscrições abertas

Lisboa, 06 de maio de 2021 – A APDSI, no âmbito de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” vai realizar um Workshop sobre O Futuro da Europa na Era Digital”, no dia 18 de maio (terça-feira), às 16:00 horas.  

Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/Futuro_Europa

Que futuro tem a União Europeia, num mundo de profundas rivalidades entre grandes potências e de avanços acelerados em matéria científica, cibernética e securitária?

A Europa parece estar refém dos seus próprios bloqueios internos, como o modelo de governança, a incapacidade de decisão, a inércia, a burocracia, as restrições orçamentais, os constrangimentos constitucionais e os nacionalismos emergentes. Nalguns casos, será mesmo o modelo democrático que poderá estar em causa e a minar o projeto comum a partir do seu interior.

Por outro lado, a Europa tem estado e parece continuar prisioneira da competição geopolítica entre os EUA e a China, passando pelo projeto da Eurásia, posicionando-se mais como aliado sem autonomia do que como protagonista. Neste conflito entre blocos, a Europa regista um crescimento económico anémico e acumula vulnerabilidades em setores como a defesa, a segurança, as comunicações siderais e a biociência.

A Europa apesar de ter excelentes programas de I&D de Ciência e Tecnologia não consegue gerar grandes players mundiais de plataformas tecnológicas digitais a exemplo das GAFAM. Ainda no plano das tecnologias da informação a Europa não tem conseguido avançar em matéria de soberania digital, podendo mesmo comprometer o seu futuro na corrida pela inovação e produção de bens e serviços de alto valor acrescentado em áreas como a produção de hardware e software, a computação quântica, a inteligência artificial e deep learning, o blockchain e a ciência dos dados.

Por isso, a APDSI convida os seus associados e amigos a juntarem-se neste Workshop para refletirem coletivamente em torno de inquietações, dilemas, perspetivas e utopias sobre o futuro da Europa, num período em que Portugal preside à União Europeia e fazendo chegar deste modo a voz da sociedade civil às instituições nacionais e europeias. O encontro será uma oportunidade para mostrar a importância dos movimentos de cidadania, quando se discute o futuro da União Europeia.

Trata-se de um workshop em que todos os participantes nos grupos de trabalho, pertencentes a instituições públicas e à sociedade civil, terão oportunidade de contribuir com sugestões nas sessões de trabalho que decorrerão em salas ZOOM paralelas de acordo com os seguintes temas:

·       Sala 1 - Futuro Político e Estratégico

·       Sala 2 - Futuro da Tecnologia e Ciência

·       Sala 3 - Futuro Económico e Social

Na sessão de abertura deste Workshop, a APDSI contará com as intervenções iniciais de Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI, de Francisco Tomé, Coordenador do grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação”, de Carlos Moedas, Ex-Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, e de Victor Ângelo, Ex-Secretário Geral Adjunto da ONU.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

Sem comentários: