segunda-feira, 31 de maio de 2021

APDSI colabora na 8.ª edição da iniciativa Call for Papers do GEE com o apoio da Google

 


A partir desta segunda-feira, 31 de maio, estão abertas as candidaturas ao Prémio, que visa distinguir trabalhos/artigos científicos sobre o impacto económico da digitalização em Portugal, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). A dotação total de 15.000 euros será repartida entre três a cinco artigos consoante a qualidade dos trabalhos submetidos a concurso.

Trata-se da 8.ª edição da iniciativa Call for Papers do GEE, cujos objetivos são promover o conhecimento e a investigação sobre o impacto económico da digitalização em Portugal, bem como um fórum para discussão de soluções de política pública na área.

Sob este tema-chapéu serão valorizados trabalhos em áreas como a transformação digital do tecido empresarial e dos serviços públicos; os impactos da Covid-19; os desafios de tecnologias como a inteligência artificial ou cibersegurança; a importância da digitalização para a produtividade e o emprego; bem como o papel das políticas públicas.

Os prazos de submissão são 31 de julho para as versões preliminares dos artigos e, para aqueles pré-selecionados, 31 de outubro nas versões completas.

Os artigos admitidos são sujeitos a um processo de avaliação pela Comissão Científica, composta por António Saraiva (CIP), Gabriel Osório de Barros (GEE), Helena Martins (Google), Joana Almodovar (GEE), Maria Helena Monteiro (APDSI), Pedro Mota Soares (APRITEL) e Vanda de Jesus (EMPD).

Esta Call Digitalização 2021 enquadra-se na missão do GEE de estimular a elaboração de artigos científicos originais sobre a economia Portuguesa, em temas estruturantes, relevantes nas várias fases das políticas públicas, com preferência pelo uso de dados empíricos.

A Google associou-se à iniciativa como parte de seus esforços para apoiar uma transição digital inclusiva em Portugal, ao facilitar o acesso às competências digitais e fomentar a digitalização de empresas de todas as dimensões.

A atual edição da Call por Papers conta ainda com o apoio da APDSI, que tem como missão contribuir para a formulação de políticas públicas e apresentar novas abordagens aos desafios atuais e futuros da sociedade da informação.

As três entidades juntaram esforços, no sentido de garantir o desenvolvimento de uma sociedade da informação inclusiva, participativa e segura, promovendo desenvolvimento económico e social com impacto na cidadania em geral.

O cartaz e o regulamento do convite estão disponíveis no site do GEE em www.gee.gov.pt.

Sem comentários: