quinta-feira, 8 de julho de 2021

APDSI elege novos Corpos Sociais para o triénio 2021-2024

 


APDSI elege novos corpos sociais para o triénio 2021-2024

Reeleita a Direção presidida por Maria Helena Monteiro

 

Lisboa, 8 de julho de 2021 - No passado dia 29 de junho, decorreu na sede da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) a Assembleia Geral Extraordinária Eleitorial, em que foram eleitos os novos corpos sociais para o triénio 2021-2024.


Na sessão liderada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Professor Doutor José Dias Coelho, foi reeleita a atual direção, sem votos contra. Assim, mantêm-se na presidência da direção a Professora Doutora Maria Helena Monteiro, e como vogais, Filipa Fixe, João Catarino Tavares, Luís Nunes, Miguel Brito Campos, Nuno Guerra Santos e Sofia Aureliano.

No Conselho Fiscal, mantêm-se Pedro Souto, António Vasconcelos da Cunha e Luís Neto Galvão, com alteração na Delegação Norte, na qual, além de Luís Amaral, Luís Borges Gouveia e Ramiro Gonçalves, surgem agora, também, Nuno Feixa Rodrigues (para coordenação) e Eva Oliveira.

Todos os elementos da direção reeleita estão integrados profissionalmente, de forma ativa, nos setores público e privado, em áreas relacionadas com a Sociedade da Informação e Transformação Digital.

“Ousar, desafiar e inovar”, com respeito pelo passado da instituição, mantém-se o objetivo máximo para este coletivo, que se propõe fazer um trabalho de continuidade, com respeito pelo legado herdado, que tem por missão preservar e cuidar. É desiderato desta direção concretizar novos formatos e novas formas de chegar ao público, continuando a fazer da APDSI uma plataforma independente, capaz de se adaptar rapidamente às novas contingências, sendo agora tempo de consolidar e aprender a viver neste modelo híbrido – que é um desafio novo e constante.

Segurança e Privacidade, Serviços Públicos Digitais, Saúde, Cidadania e Inovação Social, Futuros da Sociedade da Informação, Tecnologias de Inteligência Artificial, Competências, Qualificação e Empregabilidade, Política Digital e Governança, Território Inteligente, Ambiente e Energia, Ética no Digital, Financiamento, Tributação e Equidade são as áreas que a APDSI vai continuar a trabalhar. Também não sofrem alterações as iniciativas transversais, como Olimpíadas Nacionais da Informática, Fórum da Arrábida, MeetUps e MeetOns, edições de livros, prémios e o Glossário da Sociedade da Informação.

Nos Grupos de Missão, surge um grupo novo, liderado por Luís Neto Galvão, que trabalhará as temáticas do Digital Service Act, Digital Marketing Act e o e-Privacy.

Celebra-se este ano o vigésimo aniversário da APDSI, o que constitui o grande momento do ano, estando a ser recolhidos vários contributos para enriquecer um livro dedicado a celebrar estas duas décadas de atividade.

De sublinhar ainda que, pela primeira vez, as votações se realizaram através de voto eletrónico, tendo sido previamente testado, e que se revelou fácil de executar, e demonstrando grande fiabilidade. Um passo importante para a APDSI, na medida em que só faz sentido difundir as inovações com intenção de concretizá-las.


Nota de imprensa de 08 de julho de 2021.

Sem comentários: