quinta-feira, 1 de julho de 2021

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA 2021 | Portugal marcou presença na competição internacional

 


OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA 2021

Portugal marcou presença na competição internacional

 

Lisboa, 01 de julho de 2021: Portugal marcou presença na 33.ª Edição das Olimpíadas Internacionais de Informática em 2021.

De 20 a 25 de junho, ocorreu a 33.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 355 alunos de escolas secundárias provenientes de 88 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.

As provas decorreram em dois dias, com competições de 5 horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Pela situação que temos vindo a atravessar, nomeadamente a pandemia da COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Organização Mundial de Saúde, à semelhança de 2020, este ano a edição das Olimpíadas Internacionais de Informática foi realizada online e não presencialmente, ao contrário do que sucedeu em anos transatos.

No entanto, de forma a manter o espírito de competição e garantir que tudo corria como desejado, o Comité Internacional das IOI 2021 recomendou que as delegações se juntassem num mesmo local. Desta forma, o Team Leader Pedro Ribeiro, em colaboração com o Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP), disponibilizou um laboratório, computadores e todo o material necessário para esta competição.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Este ano, a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia), Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima), António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa) e Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa), sendo liderada pelo professor Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), coadjuvado Duarte Nóbrega - Adjunct (aluno de licenciatura no DCC/FCUP, Universidade do Porto e ex-concorrente), João Resende, Patrícia Sousa e Alberto Barbosa. Pedro Paredes, aluno de doutoramento na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, USA, e Kevin Pucci, medalhado em anteriores edições das IOI e atualmente aluno da Universidade do Porto, foram também responsáveis pela preparação técnica e científica desta edição das IOI 2021.

Segundo o professor Pedro Ribeiro, que acompanhou a comitiva nacional à semelhança de anos anteriores, «a participação dos alunos portugueses nas IOI decorreu de forma satisfatória, mas infelizmente não conseguimos nenhuma medalha». O aluno Tiago Marques esteve na luta pelas medalhas até aos últimos momentos da prova, mas ficou a cerca de 10 pontos da medalha de bronze (numa escala de pontuação de 0 a 600).

Apesar de não ter conquistado medalhas, a delegação portuguesa de 2021 possui alunos promissores: o aluno Tiago Marques que está no 11º ano e que esteve muito perto de ter uma medalha de bronze este ano (e ficou em 3º lugar no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação num total de 125 alunos) e o aluno Tomás Faria que está no 8º ano e que tem muito potencial.

À semelhança de 2020, a APDSI, na pessoa da Professora Doutora Filipa Fixe, Vogal da Direção, esteve presente no segundo dia de prova, para congratular os alunos e todo o trabalho da delegação no DCC-FCUP, no Porto.

O nosso país mantém assim o seu histórico de medalhas: duas medalhas de prata (2019 e 2018) e nove medalhas de bronze (uma em 2020, duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002).

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2021, foram também mencionados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Em 2021, participaram 125 concorrentes de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O aluno Tiago Marques conseguiu um fantástico 3º lugar num total de 125 participantes, o que lhe garantiu uma medalha de ouro. Portugal conseguiu também duas menções honrosas: Pedro Costa e Tomás Faria.

As Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Em 2022, teremos mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal na 34.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irá realizar no mês de agosto, na Indonésia.

Nota de imprensa de 01 de julho de 2021.

Sem comentários: