quarta-feira, 4 de maio de 2022

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2022 | A APDSI acompanha a Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2022

 


 Olimpíadas de Informática 2022

A APDSI acompanha a Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2022

Lisboa, 03 de maio de 2022 – A APDSI organiza a 34.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e promoverá a participação da representação portuguesa em mais uma edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).



Já são conhecidos os 30 finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2022), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os 30 melhores concorrentes desta primeira fase vão participar na segunda fase do concurso – a prova final que é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, no próximo dia 14 de maio, e será no Departamento de Ciência de Computadores, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, num regresso às finais presenciais depois de 2 anos com finais feitas remotamente.

Inscreveram-se cerca de 114 alunos nas Olimpíadas de Informática de 2022, muitos inscritos pela primeira vez e alguns veteranos e abrangendo desde o 9º ao 12º ano, de 44 escolas distribuídas geograficamente por todo o país.

Os finalistas de 2022 pertencem a vários distritos. Qualificaram-se 2 alunos do distrito de Viana do Castelo, 1 de Vila Real, 1 de Braga, 3 do Porto, 3 de Aveiro, 2 de Coimbra, 4 de Viseu, 1 de Leiria, 2 de Santarém, 8 de Lisboa e 3 de Setúbal. Destes alunos, 15 frequentam o 12º ano, 6 o 11º ano, 7 o 10º ano e 2 encontram-se no 9º ano.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa, e com o apoio da Ciência Viva, da  Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da NTT Data Portugal. Os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática.

Links úteis:


Sem comentários: