quinta-feira, 5 de maio de 2022

SAVE THE DATE | APDSI organiza ACT! ON sobre Emergência Social

 


APDSI organiza ACT! ON sobre EMERGÊNCIA SOCIAL

Inscrições abertas

Lisboa, 05 de maio de 2022 – A APDSI, através do seu Grupo de Missão “CivicTech”, dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu segundo ACT! ON, no dia 12 de maio (quinta-feira), às 18:00 horas sobre Emergência Social. Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/acton-apdsi-emergenciasocial

O conflito na Ucrânia, para além de ter demonstrado, mais uma vez, a capacidade que povos têm de se unir em prol de causas, veio reforçar o potencial das plataformas digitais como forma de dar uma resposta rápida e geograficamente abrangente a situações de emergência social.

Um dos exemplos mais atuais e mediáticos, foi a criação da plataforma “We help Ukraine”, que através de um grupo de voluntários, e utilizando um conceito semelhante ao “Airbnb”, agrega no mesmo espaço pessoas a necessitar de ajuda na Ucrânia, refugiados e entidades disponíveis para fornecer apoio.

Existe também uma multiplicidade de organizações, em particular no setor público e social, que vêm adotando as tecnologias digitais para concretizarem a sua missão de forma permanente, abrangendo um leque de aplicações muito diverso de respostas. 

Hoje, tratamos de todos os assuntos do nosso dia-a-dia num smartphone. Banco, supermercado, e-mail, mensagens instantâneas, compra de bilhetes, leitura de jornal e livros, e tudo o que num passado bem próximo nos era impossível de imaginar está na palma da nossa mão. A digitalização veio não só para facilitar a nossa vida, mas também para nos mostrar que ajudar quem se encontrar em situação de emergência, está hoje à distância de um clique.

Esta sessão será moderada por Patrícia Faro Antunes, Diretora de Sustentabilidade da Accenture, que estará à conversa com:

·   Hugo de Sousa, Sparked wehelpukraine.org | Managing Partner at Innovation by Kaizen | Visiting Lecturer @ Bayes Business School - City University of London + Guest Speaker @ Nova SBE Executive Education | Keynote Speaker.

·         Mário Ribeiro, Diretor de departamento do Alto Comissariado para as Migrações;

·         Inês Alexandre, Head of Digital Ecossystem da Girl Move Academy.

As sessões ACT! ON pretendem dar a conhecer projetos de Civictech para que cidadãos e entidades se sintam motivados à sua utilização ou inspirados para a utilização de formatos semelhantes.

Estas sessões são organizadas pelo grupo CivicTech da APDSI, um grupo que põe as mãos na massa para criar projetos em que as ferramentas sociais e os dados abertos são usados para promover a participação cívica e a defesa dos direitos humanos.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Sem comentários: