segunda-feira, 16 de maio de 2022

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2022 | Já são conhecidos os oito melhores classificados na Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática

 


Olimpíadas de Informática 2022

Já são conhecidos os oito melhores classificados na Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática

 

Lisboa, 16 de maio de 2022 – Já são conhecidos os oito melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2022), que ocorreu este sábado, dia 14 de maio de 2022.


Os oito alunos são:

  • Tiago Marques - 12º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Tomás Faria - 9º ano do Colégio Moderno (Lisboa)
  • Jorge Costa - 12º ano do Colégio de Santa Doroteia (Lisboa)
  • Tiago Sousa - 11º ano da Escola Secundária de São João do Estoril (Cascais)
  • André Abreu - 9º ano do Colégio Vasco da Gama (Lisboa)
  • Hugo Palhares - 12º ano do Colégio Efanor (Matosinhos)
  • Afonso Saraiva - 11º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)
  • Bruno Antunes - 11º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz)

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2022) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu no sábado, dia 14 de maio de 2022.

Os oito melhores concorrentes da final irão representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cuja realização está prevista para o dia 25 de junho, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Seleção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Seleção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2022, na Indonésia.

A APDSI esteve presente nesta Final Nacional, após 2 anos de pandemia em que nos restringimos ao formato online. Foi refrescante tornarmos a reunir-nos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e termos a oportunidade de estabelecermos ligações mais próximas uns com os outros: entre alunos, entre professores e pais e entre os elementos da organização.


A APDSI congratula todos os alunos, com a certeza de que irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país e agradece a todos os finalistas a sua participação e por se permitirem aprender e envolver nesta competição que, espero esteja a ser uma experiência incrível.

Aos pais e professores dos alunos que estiveram presentes, a APDSI dirige também o seu agradecimento por apoiarem incondicionalmente o envolvimento dos seus filhos e alunos nesta competição.

Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu grande agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação.

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Senhor Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz.

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data, da Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas atividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional.

À FCA – Editora de Informática e à Porto Editora por presentearem anualmente os 30 alunos finalistas com os seus melhores títulos de informática e da literatura portuguesa.

 

Links úteis:


 

Sem comentários: