quarta-feira, 18 de maio de 2022

SAVE THE DATE | APDSI coorganiza o Webinar "Internet e Geopolítica: Uma internet global, universal e aberta é possível?"

 


APDSI coorganiza WEBINAR SOBRE INTERNET E GEOPOLÍTICA

Inscrições abertas

Lisboa, 18 de maio de 2022 – A APDSI coorganiza o Webinar "Internet e Geopolítica: Uma internet global, universal e aberta é possível?", com o Capítulo Português da Internet Society (ISOC-PT), no próximo dia 25 de maio (quarta-feira), às 17:00 horas, em formato híbrido: no Salão Nobre da Universidade Aberta e online através do Zoom.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/Internet_Geopolitica


A guerra na Ucrânia está a ser acompanhada de pressões políticas que poderão levar, se não forem combatidas, a que a visibilidade dos serviços disponíveis na Internet se torne totalmente dependente da região ou bloco geopolítico em que cada utilizador acede à “rede das redes”. Serão estes acontecimentos pronuncio de que a Internet se vai particionar em diferentes redes por via das fricções e conflitos (económicos, políticos ou mesmo armados) entre blocos de países? Ou na verdade esta situação não passa de uma manifestação de uma realidade pré-existente, inevitável e sempre pronta a emergir de forma, mais ou menos visível, a todo o momento?

O termo Splinternet é usado para designar uma Internet fragmentada onde a visibilidade de outras redes e serviços está sujeita a filtros introduzidos por razões económicas, políticas ou geopolíticas.

Tecnicamente, como defendido pelos organismos de governação dos protocolos, nomes e endereços da Internet, a possibilidade de comunicação entre equipamentos ligados a diferentes áreas da mesma é, teoricamente, sempre possível. Esses organismos de governação recusam contribuir para a Splinternet.

No entanto, é realista acreditar que a Internet acabou com a soberania dos Estados sobre os seus territórios? Ou seja, que a soberania tradicional, geralmente com um âmbito territorial, não tenha hoje em dia uma nova emanação que se pode designar por cibersoberania? A Splinternet é algo novo a combater vigorosamente, ou sempre existiu e é inevitável? Temos de a recusar com todas as nossas forças, ou temos de a aceitar e encontrar formas, por exemplo através de tratados, de minorar os seus inconvenientes?

Para uma análise ainda preliminar do que é a Splinternet e de como se podem minorar os seus impactos negativos, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) e o Capítulo Português da Internet Society (ISOC PT) promovem esta sessão de debate.

Neste webinar, a APDSI e a ISOC PT contarão com as participações de:

  • Andrea Becalli, Senior Director for Stakeholder Engagement at Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN);
  • David Frautschy Heredia, Senior Director for European Government and Regulatory Affairs at Internet Society (ISOC);
  • José Legatheaux Martins, Professor jubilado da FCT/UNL e ex-presidente do ISOC Portugal;
  • Victor Ângelo, Ex Secretário Geral Adjunto das Nações Unidas.

A coordenação da sessão estará a cargo de Luís Vidigal, Sócio fundador da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.



Sem comentários: