quinta-feira, 6 de março de 2014

Chip de monitorização cardíaca por telemóvel já é uma realidade



O Centro Hospitalar do Alto Ave, Guimarães, introduziu o primeiro chip de monitorização cardíaca por telemóvel numa intervenção cirúrgica inovadora no diagnóstico de problemas de coração. O projeto pretende fornecer mais informação aos médicos e mais conforto aos pacientes.

Joaquim Cunha Carvalho foi o primeiro paciente a ser operado em Portugal e a receber um novo implante que monitoriza a atividade cardíaca através de um eletrocardiograma permanente com uma duração prevista de três anos.

A cirurgia foi executada pelo Centro Hospitalar do Alto Ave em conjunto com o Centro Hospitalar do Porto e com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que também vão implementar este sistema, que corresponde a «uma nova Era no diagnóstico cardíaco» de monitorização de arritmias. 

Os pacientes que forem submetidos a este sistema de controlo vão ter em casa um dispositivo que comunica, via wireless, com o chip implantado, armazenando os dados. O hospital e os médicos podem depois aceder a esses dados. O inovador sistema de monitorização cardíaca destina-se, por enquanto, e de acordo com as informações tornadas públicas pelo hospital, aos doentes com síncope. O chip de pequenas dimensões é administrado através de injeção e permite que o doente tenha alta no próprio dia.

Sem comentários: