terça-feira, 18 de março de 2014

Na hora da despedida: mensagem da Direção



Na Assembleia Geral que se realizará hoje, 18 de março de 2014, será eleita uma nova direção da APDSI.


Na qualidade de Presidente da direção nos doze primeiros anos de vida da APDSI, desde a sua fundação em 12 de dezembro de 2001 e de sócio número um, desejo expressar o meu profundo agradecimento pelo carinho como têm acompanhado as atividades desta associação empenhada em promover em Portugal e na comunidade dos países da CPLP a sociedade da informação em todas as suas vertentes.

A APDSI nasceu num andar que aguardava obras de recuperação no Paço da Rainha em Lisboa, passou a sua sede para um espaço no Madan Parque inserido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica, Almada e desde 15 Abril de 2009 está instalada em sede própria em Telheiras, Lisboa.

Neste período a APDSI realizou centenas de atividades na forma de estudos, conferências, seminários e workshops, tomadas de posição do Grupo de Alto Nível e da direção, Fóruns da Arrábida, prémios personalidade do ano e homenagens a uma vida, olimpíadas de informática nacionais e participação nas olimpíadas Internacionais de Informática realizadas sob os auspícios da UNESCO, debates com os partidos políticos, entre muitas outras.

Em paralelo, produziram-se três livros oportunamente distribuídos a todos os sócios e colocaram-se até hoje 507 vídeos no archive da UNESCO acessíveis a todos os interessados segundo as normas de creative commons. Este conjunto de realizações foi apenas possível graças ao empenho, dedicação, criatividade e espírito inovador dos meus colegas de direção Francisco Tomé, Gomes de Almeida, Helena Monteiro, João Tavares, Luís Pinto e Luís Vidigal que sempre pugnaram por manter a nossa associação numa trajetória de total independência em relação aos poderes políticos e económicos, colocando os interesses da sociedade civil sempre em primeiro plano. Não esqueço também o contributo durante os primeiros anos de Henrique Mamede.

Num sinal de amizade para comigo e de colocação dos interesses da APDSI em primeiro plano, estes meus colegas de direção aceitaram integrar uma nova lista liderada por Raúl Mascarenhas que se irá submeter ao sufrágio dos sócios na data de hoje.

Não posso deixar de recordar o saudoso Simões Monteiro, sócio número dois, que nos deixou em 2008 e que ajudou a conceber muitas das nossas atividades que foram ganhando expressão ao longo do tempo, durante a sua vida e após a sua morte. Uma palavra também muito especial para o Raúl Junqueiro, primeiro Presidente da Assembleia Geral da APDSI, que ativamente contribuiu para definir o método de atuação da nossa associação.

Os Grupos Permanentes da APDSI, com o seu trabalho intenso em muitos casos, constituem um capital de inegável valor para a sua vitalidade e por isso são merecedores de uma palavra de gratidão e de estímulo para continuarem a contribuir para o engrandecimento da associação.

Aos membros dos órgãos sociais, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho Geral que nos acompanharam com amizade e sentido de defesa intransigente dos princípios da sociedade civil, e aos patrocinadores que em última análise ofereceram as condições para a realização dos nossos eventos e das restantes atividades, apresento as minhas saudações com amizade e consideração.

Finalmente, desejo expressar a todos os colaboradores, da associação ao longo destes doze anos Ana Ferreira, Cristina Torres, Cheila Cardoso e Daniela Azevedo o meu reconhecimento do seu espírito de dedicação e elevada competência que tornaram possíveis as atividades associativas.

À próxima direção que será eleita na Assembleia Geral que se realiza hoje, desejo o maior sucesso na prossecução dos ideais que estão subjacentes à criação desta associação e que irão continuar a ter cabimento por muitos anos, dada a previsível importância da sociedade da informação no futuro, nas suas componentes tecnológicas, organizativas e de impacto na sociedade.

Nesta hora da despedida a APDSI mantém todo o seu encanto...

Saudações associativas,

J Dias Coelho
Presidente da Direção

Sem comentários: