segunda-feira, 6 de julho de 2020

Comissão Europeia apresenta Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência


A Comissão Europeia apresentou no primeiro dia de julho a Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência. A Agenda estabelece objetivos quantitativos ambiciosos em matéria de melhoria das competências já existentes e de requalificação profissional (formação em novas competências) a atingir nos próximos 5 anos.

As suas 12 ações visam em garantir competências para o emprego através de um trabalho conjunto com os Estados-Membros, as empresas e os parceiros sociais para efetivar mudanças neste domínio, capacitando as pessoas para a aprendizagem ao longo da vida e utilizando o orçamento da UE como catalisador para atrair investimento público e privado nas competências das pessoas.

O objetivo é garantir que o direito à formação e à aprendizagem ao longo da vida, consagrado no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, se torne uma realidade em toda a Europa, desde as cidades até às zonas rurais e remotas, em benefício de todos. A Comissão coloca as competências no centro da agenda política da UE, orientando o investimento nos recursos humanos e nas suas competências, com vista a uma recuperação sustentável após a pandemia de coronavírus. As empresas precisam de trabalhadores com as competências necessárias para ter sucesso nas transições ecológica e digital, e as pessoas têm de poder aceder a ações de educação e formação adequadas para prosperar na vida.

No âmbito da sua nova política em matéria de competências, a Comissão estabeleceu objetivos ambiciosos para os próximos 5 anos. Baseiam-se em indicadores existentes, que permitirão acompanhar os progressos realizados anualmente no âmbito do Semestre Europeu. Nesta fase, não existem indicadores quantitativos sobre as competências ecológicas, pelo que a Comissão irá desenvolver novos indicadores.

Aceda a esta informação na íntegra,
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_20_1196

Sem comentários: