sexta-feira, 31 de julho de 2020

APDSI desenvolve Estudo sobre "Competências / Qualificações: Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa"


APDSI DESENVOLVE ESTUDO SOBRE “COMPETÊNCIAS / qUALIFICAÇÕES”

Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa



Lisboa, 31 de julho de 2020 – A APDSI realizou um estudo exploratório sobre o “Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa”. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto ÁGORA, promovido pelo TICE.PT, e inserido no Sistema de Apoio a Ações Coletivas, sendo cofinanciado pelo Programa Compete2020 do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.
Como uma associação de causas e com a missão de promover o desenvolvimento da sociedade da informação, a APDSI considera que este estudo proporcionará uma análise muito concreta ao nível das competências e das qualificações existentes e mais procuradas em Portugal. Da mesma forma, este estudo terá grande utilidade, não só ao nível do recrutamento de novos profissionais TICE, como também na preparação e especialização desses profissionais.
Destaca-se o seu contributo para a adequação das qualificações dos recursos humanos no setor das TICE às exigências da atuação presente e futura das entidades que atuam nestas áreas, em colaboração próxima com a ANQEP e o Ensino Profissional, tendo em vista a inovação e transformação digital do tecido empresarial português.
São ainda apresentadas algumas recomendações que podem ser consideradas para a redefinição de perfis formativos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), novos processos de formação, bem como a criação de uma plataforma única, centralizada ou federada, com supervisão pluriministerial dos ministérios da Educação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de forma a facilitem a transição para uma economia digital estendida a todos os setores.
Os trabalhos realizados no âmbito do estudo exploratório “Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa” resultam da intervenção de uma equipa da APDSI nas várias fases da sua produção, sob a coordenação do Dr. Luís Vidigal e com a colaboração da Dr.ª Renata Henriques.
Este estudo foi realizado no âmbito do Projeto ÁGORA, promovido pelo TICE.PT, e inserido no Sistema de Apoio a Ações Coletivas, sendo cofinanciado pelo Programa Compete2020, do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.
O estudo está disponível para consulta e partilha no website da APDSI.

Sem comentários: