sexta-feira, 17 de julho de 2020

CONCLUSÕES | MeetOn “5G nas comunicações móveis: da revolução tecnológica aos impactos”




A área de Ambiente e Energia na APDSI dinamizou e promoveu o MeetOn “5G nas comunicações móveis: da revolução tecnológica aos impactos em 16 de julho, cujas conclusões estamos agora a difundir.

A nova geração de telecomunicações móveis 5G tem vindo a ser anunciada como uma revolução tecnológica, tendo presente o grande avanço que proporciona ao nível da velocidade de transmissão de dados e de resposta de rede e da capacidade para ligação simultânea de dispositivos. Essas características resultam numa internet móvel quase instantânea que, aliada a tecnologias como a internet das coisas e a inteligência artificial, contribuirá para evoluções significativas em áreas como a condução autónoma e remota de veículos e a prática de medicina à distância, entre muitos outros exemplos. Num momento em que se estão a dar passos firmes para a implementação do 5G em Portugal, importa contrapor esses benefícios inequívocos com os eventuais impactos que a introdução do 5G pode acarretar, por exemplo em termos ambientais e de saúde dos cidadãos.

Este encontro online juntou os testemunhos de de Ricardo Mexia, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Luís M. Correia, Professor no INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento) e no Instituto Superior Técnico (IST) e José Pedro Nascimento, Diretor de Engenharia e Operações na Altice Portugal. A moderação esteve a cargo de Frederico Vaz, Chief Technology Officer da A-to-Be.

Esta nova modalidade digital de evento permite à APDSI dar continuidade à sua missão de promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, servindo como plataforma agregadora, de proximidade e de contacto entre os seus diversos stakeholders.

Os MeetOn são eventos curtos, informais e direcionados para uma temática específica – à semelhança dos MeetUp – mas com participação a distância, através de uma plataforma de videoconferência.

Sem comentários: