sexta-feira, 4 de junho de 2021

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2021 | Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2021

 


Olimpíadas de Informática 2021

Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2021

 

Lisboa, 04 de junho de 2021 – Depois dos extraordinários resultados da comitiva portuguesa nas últimas edições das Olimpíadas Internacionais da Informática (IOI), em que Portugal trouxe duas medalhas de prata e uma medalha de bronze, já são conhecidos os quatro alunos que irão participar na edição deste ano, que se realiza em junho.

Os quatro alunos são:

  • Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
  • António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

A seleção destes alunos fez-se através da participação na 33ª edição nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Para todos será o primeiro ano que participam nas IOI. O aluno Tiago Marques é o elemento que neste momento está mais bem qualificado, tendo ganho a Final Nacional, a Prova de Seleção e conquistado uma medalha de ouro no CIIC, sendo que ainda poderá participar em 2022 (pois está ainda no 11º ano). Por outro lado, o aluno Tomás Faria torna-se no mais novo de sempre português nas IOI, pois está ainda no 8º ano, abrindo excelentes perspetivas para o futuro. Até agora apenas tinha acontecido alunos do 9º ano irem às IOI: o próprio Team Leader, Pedro Ribeiro, Professor no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e organizador das Olimpíadas de Informática em Portugal em 1995 e o antigo aluno Afonso Santos em 2011.

Os sete primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática foram também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC). Este concurso, serve também como preparação para as Olimpíadas Internacionais, tem caráter internacional e, na edição de 2021 que decorreu a 23 de maio, participaram os melhores alunos de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O aluno Tiago Marques conseguiu um fantástico 3º lugar num total de 125 participantes, o que lhe garantiu uma medalha de ouro. Portugal conseguiu também duas menções honrosas: Pedro Costa e Tomás Faria.

As Olimpíadas Internacionais de Informática decorrerão entre 19 e 28 de junho de 2021.

A comitiva portuguesa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Nota de imprensa de 04 de junho de 2021.

Sem comentários: