segunda-feira, 14 de março de 2022

Governo português lança livro dedicado à Transição Digital - Portugal, Nação Digital - 2 anos de Transição Digital

 

Governo português lança livro dedicado à Transição Digital: Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital

Lisboa, 14 de março de 2022 – APDSI divulga Livro “Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital”, elaborado pelo Governo da República Portuguesa, dois anos após a apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital.


Em 05 de março de 2020 foi apresentado o Plano de Ação para a Transição Digital – PATD, que deu origem à criação pioneira de uma área governamental específica dedicada à Transição Digital, integrada na pasta da Economia. O PATDPlano de Ação para a Transição Digital reflete a estratégia definida para a transição digital, materializando-se numa estrutura assente em três pilares: capacitação e inclusão digital das pessoas; transformação digital do tecido empresarial e digitalização do Estado, aos quais se junta uma dimensão adicional de catalisação da transição digital.

Perante a nova realidade que nos foi imposta nestes dois últimos anos, em resultado da crise pandémica, o modelo híbrido e flexível tornou-se imperativo quando, na verdade, ainda não se tinha atingido a maturidade digital. Por isso, tornou-se necessário repensar modelos, operacionalizá-los e implementá-los com a maior celeridade. Dois anos volvidos após a apresentação do PATD e com a dissolução da Assembleia da República em dezembro de 2021 e a consequente convocação de eleições legislativas, o Governo da República Portuguesa justifica a elaboração do livro – “Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital”, em fevereiro de 2022, numa dupla perspetiva. Por um lado, para promover a transparência e a prestação de contas públicas do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e, por outro, de apresentar os resultados alcançados com a implementação do PATD. Este livro visa, portanto, constituir uma síntese histórica ilustrativa do estado atual de evolução das diversas iniciativas, assim como de se assumir como um contributo de identificação, do qual o atual Governo entende serem as prioridades a seguir para a prossecução da política pública neste domínio.

Ao longo deste livro são elencados os resultados obtidos com a implementação do Plano, assim como as suas diversas vantagens e estruturas envolvidas, sobretudo, no quadro da integração de Portugal na UE. Da sua análise, é nítido que os últimos dois anos refletem uma aposta inequívoca do Estado português na transição digital, quer ao nível dos cidadãos, das empresas, mas também do Estado. Nesse sentido, constata-se hoje uma sociedade que prima pela economia digital, pela inovação e qualificação das pessoas e pela inclusão digital.

O Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), divulgado pela Comissão Europeia, é a principal forma, assumida pelo Governo, de aferir o desempenho da Transição Digital em Portugal de forma comparativa com os 27 Estados-Membros da União Europeia (UE). Portugal registou melhorias na maioria dos indicadores, sendo que, na mais recente edição divulgada em novembro de 2021, Portugal subiu 3 posições, passando de 19º para 16.º lugar, apresentando uma pontuação global de 49,8 pontos, muito próxima da média dos países da UE. De acordo com o IDES, Portugal ocupa a 16ª posição global entre os países da UE, salientando-se, a este nível, quatro indicadores: capital humano, conetividade, integração das tecnologias digitais e serviços públicos digitais.

A dimensão do Capital Humano procura medir o nível de preparação e de competências digitais da população no seio dos países da UE. A dimensão de Conectividade visa medir a disponibilidade, o nível de acesso e o grau de preparação da infraestrutura digital no seio destes países. A dimensão da Integração das Tecnologias Digitais procura medir a adoção de tecnologias digitais por parte das empresas europeias na condução da sua atividade. A dimensão dos Serviços Públicos Digitais busca medir a adoção de tecnologias digitais por parte das entidades públicas no seu relacionamento com os cidadãos e empresas.

Na dimensão do capital humano, Portugal ocupa a 18ª posição, uma melhoria de três lugares comparativamente com o ano anterior, mas ainda ligeiramente abaixo da média da UE. Na dimensão da integração das tecnologias digitais, Portugal ocupa a 17ª posição, tendo obtido uma pontuação global inferior à média da UE. O país encontra-se em 1º lugar no novo indicador de sustentabilidade ambiental, com 86% das empresas a indicarem que possuem uma intensidade média ou superior na adoção de tecnologias com impacto positivo na ação ecológica. Em termos de comércio eletrónico, Portugal encontra-se consideravelmente acima da média da UE, posicionando-se em 4º lugar no indicador de percentagem de volume de negócios das PME com 16% (12% na média da UE). Relativamente à percentagem de empresas que usam a inteligência artificial, Portugal posiciona-se em 7º lugar (com 31%) comparando de forma muito positiva com a média das congéneres da UE (com 25%).

Na dimensão da conetividade, Portugal integra a 15ª posição, uma redução de três lugares comparativamente com o ano anterior, ficando ligeiramente abaixo da média da UE. No entanto, Portugal encontra-se bastante acima da média europeia no que respeita a cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada, apresentando, contudo, uma reduzida cobertura de 5G. Na dimensão dos serviços públicos digitais (cidadãos e empresas), Portugal ocupa a 14ª posição, encontrando-se, todavia, acima da média da UE-27.

Links úteis:

·         Livro Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital, fevereiro de 2022, https://portugaldigital.gov.pt/2anosdetransicaodigital/

·         Plano de Ação para a Transição Digital, 5 de março de 2020, https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx

N   Nota de imprensa de dia 14 de março de 2022 sobre o lançamento do livro dedicado à Transição Digital

Patrocinadores Globais da APDSI

Platina

           

Ouro

Para mais informações, por favor, contactar:

Bruna Martins | APDSI

m: 925002121

e: secretariado@apdsi.pt  


Sem comentários: