terça-feira, 14 de abril de 2020

Iniciativas em Competências Digitais

#cdqecovid

Muitas iniciativas, a nível nacional e internacional, têm vindo a emergir para proporcionar aos cidadãos a melhor resposta aos diferentes desafios que atualmente se vivem em virtude da pandemia #covid19.

Neste contexto, o Grupo de Missão “Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade” da APDSI lança um olhar sobre algumas daquelas iniciativas, focalizando ações nacionais com especial relevo para a qualificação e a empregabilidade, na sua relação direta com o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento.

Os casos que destacamos permitem evidenciar que as competências digitais são essenciais, não apenas neste momento particular que vivemos, mas para a aprendizagem ao longo da vida, estando ao alcance de todos, incluindo os nossos associados.

E porque estamos todos convocados para esta emergência, contamos com a colaboração ativa de todos. Envie-nos as suas sugestões/perguntas para: secretariado@apdsi.pt

#fiquememcasa #vamostodosficarbem

#cidadaniadigital

Marco Frazão apresenta um conjunto de propostas para escolas, pais e empresas em torno da cidadania digital. Descubra os cursos online disponíveis do 3.º ao 9.º ano, e os desafios para todas as idades.

#eagoraead

A iniciativa Educar a Distância. Comunidade aberta e inclusiva de apoio à transição para a educação online conta com um grupo de curadores que proporciona conversas, recomendações e recursos diversos.

#ep #anqep

Para continuar a projetar o futuro, quanto ao ensino profissional, aconselhamos a consulta dos destaques da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, mais especificamente os módulos de formação do catálogo nacional de qualificações e o conjunto de esclarecimentos relativos à Educação e formação de adultos (FAQ).

#ead #ies

Também as instituições de ensino superior tomaram ação imediata para colocar alunos e professores em continuidade de estudos.

Por exemplo, a proposta da Universidade Aberta, #SempreLig@dos, está organizada em: “Apresentação”, “Professores”, “Estudantes”, “Famílias e Sociedade” e “Outras iniciativas”.

Já a proposta da Universidade de Aveiro, #EuEnsinoEmCasa, assume-se enquanto comunidade ou “Espaço de partilha de recursos, estratégias e ferramentas de comunicação adequadas ao Ensino Superior e aprendizagem a distância.”

#ead #escolas #dge

Para orientar as escolas no desenvolvimento do seu Plano de Ensino a Distância, a Direção-Geral da Educação propõe um roteiro de implementação com 8 princípios.

#estamoson #dges

A Direção Geral do Ensino Superior (DGES), sob o lema governamental “não paramos, estamos on”, apresenta uma “Evolução de ações e iniciativas a 27 Março”, de que sublinhamos a 8.ª relativa ao reforço da capacidade e disponibilização de “um conjunto diversificado de serviços que permitem a rápida generalização de ambientes colaborativos e de ensino a distância a todas as instituições de ensino superior, incluindo: COLIBRI, NAU - Sempre a Aprender, EDUCAST e VIDEOCAST.”

Assim, convidamos ainda a explorar a resposta de Portugal ao COVID-19, nomeadamente:
As Boas Práticas também merecem a nossa atenção, tal como as Medidas de Apoio ao Emprego e às Empresas.


Caso pretenda, pode Colaborar com o SNS Por último, uma sugestão para jogar em família

1 comentário:

José Mota disse...

Obrigado pela referência à iniciativa Ensinar a Distância. Na verdade, tivemos problemas com a hashtag original, que não funcionava em alguns serviços. Por isso, alterámos para #eagoraead . Se puder alterar ótimo; se não não há qualquer problema.