segunda-feira, 20 de abril de 2020

SOS Digital, uma iniciativa coordenada pelo ISOC.PT




O Projeto SOS Digital é uma iniciativa para combater a desigualdade digital dos abrigados em Casas de Abrigo de Jovens e Crianças em Risco, coordenada pelo Capítulo Português da Internet Society .

Em tempo de pandemia COVID-19, a Internet tem-se revelado essencial para quebrar as barreiras físicas que o confinamento impõe. No entanto, existem muitos que não se podem socorrer desta infraestrutura para atenuar as barreiras da falta de contacto humano direto. Entre esses, sobressaem as pessoas de idade avançada e sem meios ou conhecimentos, e os jovens sem acesso à Internet.

É neste quadro que o Capítulo Português da Internet Society resolveu iniciar uma campanha entre os seus associados e outras entidades, no quadro do Projeto SOS Digital, com o objetivo de oferecer computadores e meios de acesso à Internet a três Casas de Acolhimento de Criança e Jovens em Risco.

Além da recolha de donativos, pretende-se reunir um conjunto de voluntários que possam prestar apoio digital remoto ou presencial a essas casas e aos jovens que nelas habitam, de modo a que se possa tirar o melhor rendimento possível do equipamento e contribuir para a sua correta utilização e manutenção.

Esta iniciativa poderá constituir um embrião de um projeto de luta contra o “Digital Divide”, ou seja, a desigualdade existente no acesso pleno aos benefícios da Sociedade da Informação, promovendo iniciativas que levem ao incremento dos meios de acesso à Internet em condições adequadas a setores desfavorecidos da Sociedade Portuguesa.

HYPERLINK "https://www.internetsociety.org/blog/2020/04/in-times-of-crisis-all-communities-need-to-be-connected/"

Para mais informações consulte o website da iniciativa, https://sosdigital.pt/

Sem comentários: