terça-feira, 21 de abril de 2020

APDSI divulga artigo de opinião “O new normal”


A APDSI divulga o artigo de opinião “O new normal” do seu sócio João Mota Lopes, atualmente quadro na Oracle e Professor no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), em Lisboa.

Neste artigo, o sócio da APDSI fala-nos de algumas temáticas muito atuais e que hoje se sobressaem pelas limitações causadas pela pandemia do COVID-19, nomeadamente:

·         Live Experience ou Virtual Experience
·         Chatbots e Digital Assistants
·         Plataformas de Live Streaming e e-Learning
·         BigData
·         Machine Larning e Inteligência Artificial
·         Realidade Aumentada
·         Blockchain
·         Soluções na Cloud
·         Reconhecimento facial

Tratam-se efetivamente de realidades que hoje se tornam fundamentais ao novo quotidiano da sociedade, a que o autor chama de “new normal” – o novo normal – e que acarreta desafios constantes.

Na opinião de João Mota Lopes,

Não basta ter uma página web informativa, um portal transacional com uma mão cheia de serviços, é preciso fazer muito mais. É preciso transformar completamente o processo e a forma de o entregar ao cidadão.

O país não está preparado, tal como não estava preparado na crise financeira que nos trouxe a Troika. Mas convém relembrar que foi precisamente devido a essa crise financeira que hoje conseguimos, apesar de tudo, ter alguma capacidade de resposta. Quando nessa altura as organizações foram forçadas pela crise a ser mais eficientes e eficazes, iniciaram processos de transformação digital nos seus serviços. A reengenharia do BackOffice aliada a estratégias informacionais e de transparência para com o cidadão estiveram na base daquilo que hoje é possível oferecer nos diversos serviços públicos online.

Sobre João Mota Lopes:
Atualmente quadro na Oracle
Professor no ISEC
Perito em Transformação Digital e Governo Digital
Ex-membro do Conselho Diretivo do Instituto de Informática, IP

Leia o artigo completo em https://observador.pt/opiniao/o-new-normal/

Sem comentários: