quinta-feira, 9 de abril de 2020

OMS adota ferramenta portuguesa: ADAPTT COVID-19




A ADAPTT Surge Planning Support Tool foi apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  como instrumento global para o planeamento de necessidades para a resposta à COVID-19. Esta ferramenta foi desenvolvida pela GLINTT - Global Intelligent Technologies e pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em colaboração com a OMS, tendo as entidades portuguesas acordado em libertar a ferramenta em open source.

Trata-se de uma ferramenta gráfica destinada a ser utilizada por especialistas seniores no planeamento de cuidados de saúde e decisores políticos, permitindo que os diferentes Estados-Membros da OMS se concentrem nas informações de planeamento de recursos, tais como:

  • ·         O número de camas necessárias;
  • ·         As datas de escassez prevista de cada tipologia de camas;
  • ·         Os recursos humanos detalhados necessários.


ADAPTT possibilita a introdução das práticas e atividades hospitalares, bem como a capacidade de diferentes tipologias de camas e de recursos humanos (usando os códigos ISCO da OIT). Através desta ferramenta é ainda possível determinar os incrementos de necessidade de recursos humanos, devido à probabilidade de infeção dos profissionais de saúde.

A ferramenta foi disponibilizada ao Ministério da Saúde Português a 30 de março, estando a APAH e a Glintt disponíveis para apoio técnico na utilização da mesma e
está já a ser utilizada em testes desde a semana passada por vários países das regiões da OMS, estando traduzida em quatro línguas no momento: Inglês, Russo, Espanhol e Português.

A ferramenta é flexível, permitindo que os utilizadores dos vários países insiram os seus dados epidemiológicos, variem os cenários de mitigação, usando o modelo epidemiológico ilustrativo da ferramenta, e adaptem a ferramenta a diferentes taxas de ataque.

Para download direto da ferramenta, aceda AQUI.

Sem comentários: