quarta-feira, 8 de abril de 2020

APDSI divulga plataforma “Somos Todos Digitais” no âmbito do projeto Portugal INCoDe.2030




A nova plataforma Somos Tod@s Digitais tem como objetivo aumentar a literacia digital em Portugal e permitir que mais pessoas mantenham contacto à distância, nomeadamente os idosos. Este projeto decorre no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais, Portugal INCoDe.2030.

O atendimento, entre as 12:00 e as 20:00 horas, estará ao cargo de estudantes do ensino superior, provenientes de cursos ligados à informática e sistemas de informação, em regime de voluntariado. Numa primeira fase, o foco será ajudar todos os que precisem de apoio na utilização das principais plataformas de comunicação – WhatsApp, Skype, Messenger, Facebook e Instagram. A equipa de voluntários pretende ensinar principalmente como fazer videochamadas com a família, criar contas nas redes sociais, entre outros. Os tutoriais de acesso encontram-se disponíveis no website desta nova linha de apoio, em forma de vídeo.

“Somos Tod@s Digitais” reúne esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontra – como a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCCN – FCT) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Esta iniciativa concretiza-se na prestação de apoio à utilização segura e responsável de soluções digitais para comunicarem e acederem a serviços à distância.

Para mais informações consulte o website da Linha “Somos Tod@s Digitais”, https://www.somostodasdigitais.pt/

Sem comentários: