quarta-feira, 22 de abril de 2020

Tech4Covid19: a comunidade tecnológica portuguesa no combate ao COVID-19




A comunidade tecnológica portuguesa juntou-se para criar uma solução que quer ajudar o país a ultrapassar a nova conjuntura social e de saúde causada pela pandemia COVID-19: o Tech4Covid19.

O movimento nasceu de uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas portuguesas e transformou-se num projeto que envolve 5.123 pessoas de 250 empresas diferentes, das mais variadas áreas de atividade, com um objetivo comum: unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.

Cibersegurança, saúde, manutenção, recursos humanos, consultoria, serviços cloud, comércio eletrónico, dispositivos médicos são algumas das áreas de ação das empresas que fazem parte do Tech4Covid19.

Nesta sequência, foi desenvolvida a plataforma TeamLoan, que permite às organizações fazer um encontro de oportunidades para partilhar equipas de funcionários temporariamente.

A plataforma TeamLoan é um entre 30 projetos em curso, como o rastreamento de redes de contágio, uma solução para facilitar videochamadas entre médicos e doentes ou criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que precisam de ajuda para ir às compras ou à farmácia. Os membros da comunidade pretendem ainda acelerar a compra de material hospitalar e as angariações de fundos para a compra desse mesmo material, criar um chatbot para tirar dúvidas mais frequentes sobre a atribuição de fundos pelo Estado a empresas e pessoas singulares e criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.

Para mais informações consulte o website da iniciativa, https://tech4covid19.org/

Sem comentários: