quarta-feira, 15 de abril de 2020

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2020: A APDSI volta a promover a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática – Inscrições abertas até 22 de abril de 2020


Olimpíadas de Informática 2020
A APDSI volta a promover a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática – Inscrições abertas até 22 de abril de 2020


Lisboa, 15 de abril de 2020 – A APDSI organiza a 32.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e promoverá a participação da representação portuguesa em mais uma edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Estão abertas até às 22:00 horas de dia 22 de abril, as inscrições para as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).


Depois de fazer história nas edições de 2018 e de 2019 das Olimpíadas Internacionais de Informática, com Kevin Pucci a trazer a primeira e segunda medalhas de prata para o nosso país, Portugal voltará a marcar presença, este ano, naquelas que são uma das seis olimpíadas mundiais da Ciência, tendo como aspiração a superação dos resultados da edição anterior.

Desde 2005, temos vindo a proporcionar a numerosos jovens – somando já cerca de 800 –, alunos dos ensinos básico e secundário a oportunidade de participar nesta iniciativa. Para melhor consulta sobre o tema poderá consultar o website http://oni.dcc.fc.up.pt/2020/.

A equipa que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) é selecionada através do concurso de informática designado por Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI). A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI (http://olympiads.win.tue.nl/ioi), por sua vez, são uma das seis olimpíadas de Ciência, destinadas a estudantes do ensino secundário de todo o mundo. Esta iniciativa revela-se de grande pertinência, na medida em que motiva a participação dos jovens numa atividade complementar de grande interesse e de importância para o seu futuro.

As Olimpíadas Nacionais da Informática são organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e contam, em 2020, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Este ano, e como tem sido hábito, as ONI decorrem em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual podem concorrer todos os alunos do ensino secundário, e que consiste na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.

Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realizará também online, pela primeira vez, no dia 22 de maio. Pelas limitações impostas pela pandemia do COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde e do Governo, este ano a Final Nacional e a Prova de Seleção serão realizadas online e não presencialmente, como sempre aconteceu.

Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2020, no final do qual serão escolhidos quatro elementos que formarão a comitiva que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Informática.

As IOI 2020 ainda estão a ser planeadas para ser em Singapura, mas nunca antes de setembro. Como plano alternativo, está também considerada a hipótese de a competição internacional ser realizada online, em modo não presencial.

A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos. O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens – estudantes do ensino secundário – pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

As inscrições são realizadas no sítio das Olimpíadas Nacionais de Informática em http://oni.dcc.fc.up.pt/2020/inscrever até às 22:00 horas do dia 22 de abril.


Patrocinadores das Olimpíadas de Informática


Apoios



Patrocinadores Globais da APDSI

Links úteis:

Olimpíadas Internacionais da Informática - http://olympiads.win.tue.nl/ioi/
Olimpíadas Internacionais da Informática 2020 - https://ioi2020.sg/
Olimpíadas Nacionais da Informática 2020 - http://oni.dcc.fc.up.pt/2020/




Sem comentários: