segunda-feira, 28 de junho de 2021

CONCLUSÕES | MeetOn “A Fiscalidade na Economia Digital”


A área de Política Digital e Governança na APDSI dinamizou e promoveu o MeetOn “A Fiscalidade na Economia Digital” em 17 de junho, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, Mário Martins Campos, Subdiretor-Geral da Autoridade Tributária, de Hélder Reis, Professor Universitário e consultor para os assuntos económicos da Casa Civil do Presidente da República, e de José Guita, Associate Director da Accenture, patrocinadora global da APDSI. A coordenação da sessão esteve a cargo de Nuno Guerra Santos, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “Economia Circular dos Dados”

 


APDSI realiza meeton sobre a economia circular dos dados

Inscrições abertas

Lisboa, 23 de junho de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “Economia Circular dos Dados”, no dia 01 de julho (quinta-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-economia-circular-dados

A Comissão Europeia apresentou em março de 2021 a visão para a transformação digital da Europa até 2030 assente em 4 pontos cardinais: 1. Competências; 2. Governo; 3. Infraestruturas; 4. Empresas (https://ec.europa.eu/).

Os alicerces desta transformação digital são os dados e a capacidade de os utilizar e reutilizar para sociedades mais informadas, com mais conhecimento, mais produtivas e mais inclusivas.

Que dados pretendemos analisar e qual o seu impacto no dia-a-dia de cada cidadão, dos governos e do setor empresarial? Que tecnologias e profissões vão emergir e permitir o tratamento deste “tsunami” de dados? Que infraestruturas seguras e sustentáveis devem ser consideradas?

A APDSI, em associação e com o apoio da Oracle Portugal, vai promover um evento para se pensar e debater o impacto da utilização dos dados numa transição digital sustentável da sociedade na próxima década. O objetivo da APDSI neste evento é analisar casos concretos de adaptação das empresas à situação epidemiológica que temos vindo a atravessar e de preparação para um mundo cada vez mais digital.

Neste MeetOn, a APDSI contará com as participações do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, de Francisco Lima, Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Professor no Instituto Superior Técnico (IST), de Luís Antunes, DPO na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC - FCUP) e Diretor do Centro de Competências de Cibersegurança e Privacidade (C3P) na mesma Faculdade, e de Miguel Gaspar, Vereador da Economia e Inovação, Mobilidade e Segurança na Câmara Municipal de Lisboa. A coordenação da sessão estará a cargo de um Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 23 de junho de 2021.

terça-feira, 22 de junho de 2021

SAVE THE DATE | APDSI inaugura novo formato de eventos online: os ACT! ON. O primeiro sobre Economia Circular

 
APDSI INAUGURA NOVO FORMATO DE EVENTO – “ACT! ON” sobre ECONOMIA CIRCULAR

Inscrições abertas


Lisboa, 22 de junho de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e inaugura novo formato de evento, no dia 30 de junho (quarta-feira), às 21:00 horas – ACT! ON Economia Circular. Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/acton-apdsi-economiacircular

A economia circular assenta na criação de fluxos para reutilização, restauração e renovação de produtos e energia.

Se a economia circular contribui para a sustentabilidade ambiental ao promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, a tecnologia pode contribuir para a promoção e o desenvolvimento da economia circular.

Participe na sessão ACT! ON Economia Circular para conhecer vários projetos que recorrem à tecnologia para promover a reutilização e estender a vida de produtos. O que motivou a sua criação? De que forma estão a tirar partido da tecnologia social? Qual o esforço envolvido na criação e na manutenção de projetos deste tipo?

Nesta sessão, Inês Santos Silva, cofundadora da comunidade Portuguese Women in Tech, estará à conversa com os responsáveis dos projetos:

·       Dou-te Se Vieres Buscar;

·       O Sótão;

·       Rnters.

As sessões ACT! ON pretendem dar a conhecer projetos de Civictech para que cidadãos e entidades se sintam motivados à sua utilização ou inspirados para a utilização de formatos semelhantes.

Estas sessões são organizadas pelo grupo CivicTech da APDSI, um grupo que põe as mãos na massa para criar projetos em que as ferramentas sociais e os dados abertos são usados para promover a participação cívica e a defesa dos direitos humanos.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 22 de junho de 2021.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

CONCLUSÕES | Participação da APDSI na C-Days 2021

 APDSI participou na edição de 2021 da C-DAYS


 A APDSI participou na 7ª edição da C-DAYS 2021, uma conferência organizada anualmente pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Autoridade Nacional para a área da Cibersegurança, com o objetivo de promover o debate em torno desta temática.

A C-DAYS 2021 decorreu nos passados dias 14, 15 e 16 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A APDSI esteve representada por Miguel Brito Campos, Vogal da Direção, que encerrou os trabalhos do primeiro dia desta conferência, e por Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI, que participou no debate do 1.º Painel sobre "Sociedade | Competências-Chave em Cibersegurança para a Sociedade do Futuro", e cujas conclusões estamos agora a difundir.

“Naturalizar competências”, foi o mote desta edição, que significa tornar a Cibersegurança numa preocupação natural e num “saber fazer” assimilado desde os primeiros anos de formação dos cidadãos e no modo de atuação das Empresas e da Administração Pública.

Em 2019 a APDSI também participou na 5ª Edição deste evento, na pessoa da sua Presidente da Direção, Maria Helena Monteiro.

Tal como em 2020, esta edição realizou-se em formato streaming, aberto ao público:

terça-feira, 15 de junho de 2021

CONCLUSÕES | MeetOn “O Voto Eletrónico – Desafios e oportunidades”




A área de Política Digital e Governança na APDSI dinamizou e promoveu o MeetOn “O Voto Eletrónico – Desafios e oportunidades em 27 de maio, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos de Luís Moreira, Professor no Instituto Piaget, de Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI, de Luís Amaral, Professor Associado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, de Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, e de Pedro Filipe Soares, Presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. A coordenação da sessão esteve a cargo de Miguel Brito Campos, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

APDSI participa na edição de 2021 da C-DAYS

 


A APDSI vai participar na C-DAYS 2021, uma conferência organizada anualmente pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Autoridade Nacional para a área da Cibersegurança, com o objetivo de promover o debate em torno desta temática.

A C-DAYS 2021 corresponde à 7ª edição deste evento e irá decorrer nos próximos dias 14, 15 e 16 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e a APDSI participará na pessoa de Miguel Brito Campos, Vogal da Direção.

A C-DAYS já é um marco nacional enquanto momento onde profissionais, académicos, decisores e interessados em geral, se reúnem para discutir as várias perspetivas que moldam este campo de atividade.

Nesta 7ª edição a C-DAYS 2021 é dedicada às competências em Cibersegurança e à necessidade de as tornar comuns entre as pessoas e as organizações.

“Naturalizar competências”, é o mote desta edição, que significa tornar a Cibersegurança numa preocupação natural e num “saber fazer” assimilado desde os primeiros anos de formação dos cidadãos e no modo de atuação das Empresas e da Administração Pública.

Em 2019 a APDSI também participou na 5ª Edição deste evento, na pessoa da sua Presidente da Direção, Maria Helena Monteiro.

Tal como em 2020, esta edição realiza-se em formato streaming, aberto ao público:

Acesso à transmissão online

Consulte o Programa

 

Para mais informações consulte a página do C-DAYS 2021.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

APDSI divulga Carta aberta “Open letter on data transfers UE-USA”

 


A APDSI foi convidada pela AMETIC, a voz da indústria digital em Espanha, para subscrever a Carta aberta com a designação “Open letter on data transfers UE-USA”.

A APDSI manifesta, por esta via, que comunga das preocupações expressas na mesma.

Além da APDSI, subscrevem esta Carta:

  • Asociación Española de la Economía Digital (Adigital)
  • Asociación Española de Startups (AES)
  • Asociación Multisectorial de Empresas de la Electrónica, las Tecnologías de la Información y la Comunicación, de las Telecomunicaciones y de los Contenidos Digitales (AMETIC)
  • Associação Portuguesa de Startups (BETA-I)
  • Câmara de Comércio dos EUA em Espanha
  • Confederación Española de Organizaciones Empresariales (CEOE)

Para mais informações consulte o website da Ametic.

Consulte a Carta Aberta aqui.


APDSI divulga “Declaração de Lisboa - Democracia Digital com Propósito”


APDSI divulga “Declaração de Lisboa”

“Democracia Digital com Propósito”


Lisboa, 09 de junho de 2021 – A APDSI divulga a “Declaração de Lisboa - Democracia Digital com Propósito”, uma iniciativa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que define um novo paradigma de transição digital.

A Declaração foi apresentada no evento “Leading the Digital Decade”, no passado dia 1 de junho de 2021 e foi criada para reforçar a “forma europeia de fazer negócios” como uma proposta de valor mundialmente reconhecida e uma vantagem competitiva única que eleva os padrões por:

  • Equilibrar o desenvolvimento tecnológico com o respeito aos princípios éticos e a promoção dos direitos humanos;
  • Promover a cooperação internacional digital e abordagens de múltiplas partes interessadas, unindo os esforços de governos, administração pública, empresas, ONGs, universidades e cidadãos;
  • Fomentar uma economia baseada nas tecnologias verdes e digitais como facilitadores da coesão social, prosperidade, inovação e competitividade.

A Declaração de Lisboa baseia-se em iniciativas anteriores, como as declarações de Tallin e Berlim, e visa contribuir para a consulta pública em curso sobre os princípios digitais, lançada pela Comissão Europeia.

Esta Declaração define entendimentos e compromissos comuns em três domínios principais:

  1. Defender os direitos humanos, os valores éticos e a participação democrática no contexto da era digital, nomeadamente combatendo a discriminação, a desinformação e outras atividades online maliciosas, mas também afirmando a importância da conectividade acessível e da formação de competências digitais.
  2. Promoção de múltiplas partes interessadas e uma cooperação internacional mais ampla no contexto digital, em áreas como padrões, infraestrutura, fluxos de dados, P&D e serviços online seguros e confiáveis.
  3. Reconhecendo a importância das tecnologias verdes e digitais, como elemento-chave para um novo paradigma de crescimento econômico, equilibrando inovação e competitividade com desenvolvimento socioambiental sustentável.

“Digital Democracy with a Purpose” apresenta em anexo uma estrutura sobre os princípios digitais, que poderia ser desenvolvida como uma Carta dos Direitos Digitais, como:

  1. Identidade digital
  2. Privacidade, proteção de dados e cibersegurança
  3. Acesso, uso e neutralidade da internet
  4. Uso de inteligência artificial
  5. Liberdade de expressão e informação
  6. Liberdade de reunião e associação
  7. Proteção infantil, cuidado e liberdade de expressão
  8. Educação digital
  9. Plataformas digitais
  10. Serviços públicos digitais
  11. Direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual
  12. Legado digital
  13. Remédio eficaz e acesso à justiça

Todos os Estados-Membros da União Europeia apoiaram a Declaração, que pode ser apoiada e está aberta a todos os países, empresas, instituições não governamentais, universidades e cidadãos individuais.

Nota de imprensa de 09 de junho de 2021 sobre a Declaração de Lisboa

terça-feira, 8 de junho de 2021

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “A Fiscalidade na Economia Digital”

 


APDSI realiza meeton sobre Fiscalidade na Economia Digital

Inscrições abertas


Lisboa, 08 de junho de 2021 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre A Fiscalidade na Economia Digital”, no dia 17 de junho (quinta-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-fiscalidade-economiadigital

A transição digital em curso, ao provocar uma profunda transformação da sociedade e da economia, coloca também em causa as fundações e a eficácia do sistema fiscal atual. A desmaterialização e globalização do comércio, a economia de partilha, a evolução das relações laborais e a robotização de muitas atividades, entre outros fatores, afetam o equilíbrio do sistema e colocam novos desafios às autoridades tributárias. Por outro lado, as novas tecnologias oferecem enormes oportunidades para a melhoria da eficácia da máquina fiscal e da sua relação com o contribuinte, eliminado burocracias e interações desnecessárias, e tornando os processos mais transparentes. Como é que os sistemas se estão a adaptar à escala global para responder à mudança? Qual o impacto esperado no cidadão, nas empresas e no Estado? Qual a visão estratégica e operacional para assegurar a sustentabilidade e a competitividade fiscal num mundo digital globalizado? A APDSI vai promover mais um debate para explorar estas e outras questões com responsáveis do setor e especialistas.

Neste MeetOn, a APDSI contará com as participações do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, de Mário Martins Campos, Subdiretor-Geral da Autoridade Tributária, de Helder Reis, Professor Universitário, e de José Guita, Associate Director da Accenture, patrocinadora global da APDSI. A coordenação da sessão estará a cargo de Nuno Guerra Santos, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 08 de junho de 2021 sobre o MeetOn de Fiscalidade na Economia Digital

segunda-feira, 7 de junho de 2021

APDSI divulga Cybersecurity week organizada pela Unipartner e Microsoft

 


A APDSI divulga Cybersecurity Week da Unipartner, sócia institucional da APDSI, em conjunto com a Microsoft, que se realiza nos dias 17 e 18 de junho, das 10h00 às 11h00.

O volume de dados que as organizações possuem, aliado à sua exposição e ao crescimento das ameaças de segurança, faz com que estejam cada vez mais preocupadas com a proteção e segurança dos dados com que lidam diariamente.

Por outro lado, com a COVID-19 verificou-se também um aumento do número de ataques, com maior complexidade, tentando explorar a incapacidade das instituições em proteger os seus bens em cenários de mobilidade e acesso remoto.

A Cybersecurity Week, um evento dedicado a organismos da Administração Pública Local em formato 100% digital. Cada dia terá uma sessão de 1 hora em que os participantes ficarão a conhecer as abordagens para uma estratégia de cibersegurança de sucesso e compreender como são aplicadas através de casos de referência reais.

O evento contará com a presença de convidados das áreas de Segurança e Cibersegurança, como Miguel Caldas, Cloud Architect na Microsoft, António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança) e José Figueiredo da Squalo Cybersystems.

Agenda

  • 17 de junho | A Administração Local e a Cibersegurança
  • 18 de junho | Implementar uma estratégia de Cibersegurança

Para mais informações consulte o website da Unipartner.

CONCLUSÕES | Workshop “O Futuro da Europa na Era Digital”



A APDSI, através do seu Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação”, dinamizou e promoveu o Workshop “O Futuro da Europa na Era Digital em 18 de maio, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou as intervenções iniciais de Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI, de Francisco Tomé, Coordenador do grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação”, de Victor Ângelo, Ex-Secretário Geral Adjunto da ONU, e de Frederico Sousa Pimentel, Secretário Geral da JEUNE (Organização de Jovens Empresários da União Europeia).

Neste workshop, todos os participantes nos grupos de trabalho, pertencentes a instituições públicas e à sociedade civil, tiveram oportunidade de contribuir com sugestões nas sessões de trabalho que decorrerão em salas ZOOM paralelas de acordo com os seguintes temas:

  • Sala 1 - Futuro Político e Estratégico
  • Sala 2 - Futuro da Tecnologia e Ciência
  • Sala 3 - Futuro Económico e Social.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2021 | Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2021

 


Olimpíadas de Informática 2021

Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2021

 

Lisboa, 04 de junho de 2021 – Depois dos extraordinários resultados da comitiva portuguesa nas últimas edições das Olimpíadas Internacionais da Informática (IOI), em que Portugal trouxe duas medalhas de prata e uma medalha de bronze, já são conhecidos os quatro alunos que irão participar na edição deste ano, que se realiza em junho.

Os quatro alunos são:

  • Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
  • António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

A seleção destes alunos fez-se através da participação na 33ª edição nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Para todos será o primeiro ano que participam nas IOI. O aluno Tiago Marques é o elemento que neste momento está mais bem qualificado, tendo ganho a Final Nacional, a Prova de Seleção e conquistado uma medalha de ouro no CIIC, sendo que ainda poderá participar em 2022 (pois está ainda no 11º ano). Por outro lado, o aluno Tomás Faria torna-se no mais novo de sempre português nas IOI, pois está ainda no 8º ano, abrindo excelentes perspetivas para o futuro. Até agora apenas tinha acontecido alunos do 9º ano irem às IOI: o próprio Team Leader, Pedro Ribeiro, Professor no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e organizador das Olimpíadas de Informática em Portugal em 1995 e o antigo aluno Afonso Santos em 2011.

Os sete primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática foram também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC). Este concurso, serve também como preparação para as Olimpíadas Internacionais, tem caráter internacional e, na edição de 2021 que decorreu a 23 de maio, participaram os melhores alunos de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O aluno Tiago Marques conseguiu um fantástico 3º lugar num total de 125 participantes, o que lhe garantiu uma medalha de ouro. Portugal conseguiu também duas menções honrosas: Pedro Costa e Tomás Faria.

As Olimpíadas Internacionais de Informática decorrerão entre 19 e 28 de junho de 2021.

A comitiva portuguesa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Nota de imprensa de 04 de junho de 2021.